A Copa do Mundo no Catar começará um dia antes do previsto se a diretoria da Fifa concordar com um plano para realizar a cerimônia de abertura e a primeira partida do país-sede no domingo, 20 de novembro, uma fonte próxima às discussões disse à Reuters.
O plano original era que a cerimônia de abertura fosse realizada na segunda-feira, 21 de novembro, antes do jogo do Catar contra o Equador – o que criou a situação incomum de duas partidas sendo realizadas horas antes da cerimônia.
Normalmente, a cerimônia é realizada antes do pontapé inicial do primeiro jogo do torneio.
A partida do Grupo A entre Senegal e Holanda e a partida do Grupo B entre Inglaterra e Irã estavam programadas para ocorrer antes da cerimônia, na manhã do dia 21 de novembro.
O plano de adiantamento do início da Copa precisa ser votado pelos chefes das seis confederações regionais da Fifa e pelo presidente Gianni Infantino, mas, apesar do aviso tardio, espera-se que ganhe apoio.
A mudança para uma cerimônia de abertura e jogo em 20 de novembro permitiria que a partida Senegal x Holanda, marcada para as 7h, no horário de Brasília, de 21 de novembro, começasse mais tarde naquele dia.
As partidas do Grupo B daquele dia, que também incluem Estados Unidos x País de Gales, não seriam afetadas.
Uma outra fonte próxima à proposta disse que a troca pode ser confirmada já nesta quinta-feira (11) e que o plano é garantir que os fãs não tenham que pagar por nenhuma mudança em voos ou hospedagem.
“O impacto financeiro para os torcedores foi avaliado e quaisquer custos adicionais para os torcedores serão absorvidos pelos organizadores, mas não está claro quem arcará com esses custos, seja a Fifa, o Comitê Supremo de Entrega e Legado do Catar ou outra entidade”, disse a fonte.
“Haverá uma garantia dos organizadores de que quaisquer custos adicionais para os fãs mudarem as reservas de viagem ou acomodação não serão arcados por eles e isso será avaliado caso a caso”, acrescentou a fonte.
Não ficou claro qual será o mecanismo para administrar qualquer compensação para os fãs.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil