A coroação de Rei Charles III acontece no próximo sábado (6), na abadia de Westminster, em Londres, e se tornou um dos assuntos mais comentados do momento.
Reunindo muito fãs e críticos, a família real britânica já foi representada em diversas produções como filmes, séries e documentários e, cada um, retratou a realeza de sua própria maneira.
Embora o rei Charles III não seja o foco da maior parte das histórias da realeza, ele já passou por algumas polêmicas como seu conturbado casamento com a princesa Diana, e seu relacionamento com Camila Parker Bowles, e essas histórias foram retratadas em algumas obras.
Confira abaixo uma lista de produções sobre a família real:
The Crown
The Crown se tornou a produção mais conhecida e polêmica sobe o tema ao redor do mundo, sendo comentada várias vezes pela própria família. A série de cinco temporadas produzida pela Netflix começa a história lá em 1940, antes de Elizabeth II se tornar rainha. A produção, baseada em eventos reais da vida da rainha, foca majoritariamente na monarca e nos eventos polêmicos que rodearam a família ao longo de seus anos de reinado, como foi o caso do casamento entre Charles e Diana.
Muitos fãs da família real criticam a forma como, o agora rei Charles III, foi retratado na obra. Alguns “especialistas em família real” dizem que Charles ficou como vilão, enquanto Diana se tornou a “mocinha” da história, quando o divórcio do casal foi retratado na quinta temporada.
Além disso, internautas também apontam que Dominic West, ator que dá vida à Charles na produção, seria “bonito demais” para interpretar o monarca nas telinhas. Sobre isso, Dominic revelou ao programa de Jimmy Kimmel que já recebeu críticas piores, e fala sobre o momento de vida de Charles que ele reproduz, declarando ser uma “grande responsabilidade” interpretar Charles em um momento considerado uma de suas piores épocas. “Você vê fotos e vídeos dele e ele está muito, muito triste. É uma grande responsabilidade passar por isso”, explicou ele.
Segundo a People, durante o Edinburgh Festival Fringe de 2022, Charles falou sobre a produção e deixou claro que não se reconhece nas cenas da série.
Spencer
Disponível no Prime Video, Spencer retrata um dos natais que Lady Di passou com a família britânica, e repassa o momento crítico do casamento de Diana e Charles quando os rumores de traições e mentiras estavam à todo vapor.
No filme, Rei Charles III foi interpretado por Jack Farthing que revelou ter tido dificuldades na preparação do personagem. Para o Insider, Jack contou que é muito complicado entrar em um lugar e tomar posse dele como se fosse seu. “Obviamente é uma ideia assustadora, tentar interpretar alguém assim. Tentar achar a sua própria verdade em um personagem que todo mundo já conhece tão bem, é tão público e memorável, e tão personificado”, contou ele.
Rei Charles III
Apesar de dificilmente Charles estar no centro das atenções das produções sobre o tema, em 2017 ele ganhou um filme sobre sua possível futura história.
Protagonizado por Tim Piggot-Smith, o momento retratado simula o momento atual. Charles assume o trono após a morte de Rainha Elizabeth II, mas causa uma série de polêmicas e rebeliões após se recusar a assinar um projeto de lei. No longa, eles retratam o monarca como alguém que tem fortes opiniões políticas e foram elogiados por isso.
The Windsors
A série “The Windsors”, uma sátira sobre a família real britânica, lançou um “especial coroação” no fim de abril. Um episódio focado em rei Charles III e a rainha consorte Camilla Parker Bowles foi lançada dias antes da coroação oficial do rei, e está dando o que falar nas redes sociais, com bons comentários feitos pelos fãs da família real.
No episódio, Charles é informado de que a nação não conseguirá bancar uma cerimônia tradicional, mas o rei (interpretado por Harry Enfield) insiste em uma mega cerimônia. Na sitcom, em um geral, o monarca é representado como um homem ingênuo e mimado, que não tem conhecimento algum sobre o mundo afora, e está apenas esperando sua mãe falecer para ele se tornar rei.
The Windsors are back and they’re more deluded and dysfunctional than ever before! Plus, one of them is being crowned King…
Stream #TheWindsors Coronation Special on Channel 4, this Sunday at 9pm… no ballot or tickets are required 😉 pic.twitter.com/nByrAa7t5M
— Channel 4 (@Channel4) April 26, 2023
A Rainha
O longa de 2007 retrata o falecimento de Diana e a repercussão da notícia ao redor do mundo. A rainha, interpretada por Helen Mirrer, se fecha com a família real no palácio britânico e Charles ao lado de Tony Blair, o recém-apontado primeiro-ministro britânico, percebem que precisam agir e direcionar a família em como se comunicar com o público nesse momento. Charles é interpretado por Alex Jennings.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil