A Corregedoria da Câmara Municipal de São Paulo determinou que as vereadoras Cris Monteiro (Novo) e Janaína Lima (MDB) sejam advertidas verbalmente por causa da agressão entre as duas que aconteceu dentro da Casa em 2021. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município de São Paulo nesta sexta-feira (25).
De acordo com parecer da Corregedoria, foram reconhecidas as infrações cometidas pelas duas vereadoras durante uma sessão extraordinária da Câmara.
A assessoria da vereadora Cris Monteiro informou que ela “respeita o regimento da Câmara e a decisão”. A CNN também procurou a vereadora Janaína Lima e aguarda retorno.
O órgão da Câmara analisou dois processos:
- o pedido de cassação do mandato de Cris Monteiro feito por Janaína Lima
- e o pedido de cassação do mandato de Lima feito por Monteiro.
Segundo a conclusão do parecer, por conta da “patente conexão entre eles”, os processos foram reunidos em um só.
Sobre o caso
As duas vereadoras discutiram sobre o tempo destinado ao partido Novo durante o debate sobre um projeto de lei.
Segundo relatos que foram reunidos no relatório da Corregedoria, após a divisão do tempo entre os vereadores, Janaína Lima teria reclamado com Cris Monteiro sobre o início da conversa. As duas então começaram a discutir próximas à Mesa Diretora.
Enquanto discutiam, elas se dirigiram ao banheiro. Lá, então, elas teriam começado a trocar ofensas de baixo calão. Em seguida, as duas vereadoras teriam começado a se agredir fisicamente.
Segundo a vereadora Janaína Lima, ela informou que “tentou fugir da situação” ao sair do plenário, mas foi “agredida pelo braço e perseguida até um banheiro próximo” e, no banheiro, a vereadora Cris a teria agredido.
A mentira se espalhou, Janaina está nos trends.
Vamos a verdade:
A vereadora @crismonteirosp me segurou, me colocou contra a parede e colocou o dedo na minha cara por conta de tempo de fala.
Minha postura nesse momento é de acalmá-la e de fuga. (+) pic.twitter.com/xz6t6JVt0B
— Janaína Lima (@janainalimasp) November 11, 2021
Já a vereadora Cris Monteiro disse que foi “agarrada, jogada no chão e segurada pelo pescoço”. Monteiro ainda relatou que teve a “peruca arrancada e pisoteada”.
Ontem, fui agredida por minha colega de bancada durante a votação da reforma da previdência.
Fui agarrada, jogada no chão e segurada pelo pescoço. Tive minha peruca arrancada e pisoteada.
Segue [+} pic.twitter.com/uNuIKT9DK6
— Cris Monteiro (@crismonteirosp) November 11, 2021
Após a briga, Cris Monteiro ingressou com um pedido de cassação de Janaína Lima, que depois protocolou um pedindo a cassação do mandato de Cris Monteiro.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil