A cidade de San Pedro Huamelula, no México, mantém uma tradição inusitada: todos os anos, o prefeito do local se casa com um jacaré-fêmea.
Segundo o site “Quadratín Oaxaca”, essa tradição existe há mais de 200 anos e acredita-se que essa união do homem com a natureza traz boas colheitas para os agricultores e pesca abundante.
O portal britânico “The Telegraph” complementa que o casamento entre um homem e o animal comemora o dia em que dois grupos indígenas rivais se uniram em paz por meio de um casamento.
A lenda diz que atritos foram superados quando um rei Chontal, encarnado nos tempos modernos pelo prefeito, casou-se com uma princesa do grupo indígena Huave –representada pelo jacaré-fêmea.
Neste ano, o prefeito da cidade, Víctor Hugo Sosa, se casou com Alicia Adriana, nome dado à jacaré, que é chamada carinhosamente de princesa pelos moradores.
No vídeo divulgado pelo Quadratín, no Twitter, é possível vez Sosa comemorando a cerimônia com Adriana, em um traje festivo, passando pelas mãos de vários moradores.
Para cumplir con una de las costumbres más arraigadas en el pueblo de San Pedro Huamelula #Oaxaca, el alcalde de la localidad, Víctor Hugo Sosa, aceptó casarse con una lagarta viva y la ceremonia fue este viernes.
📹Rusvel Rasgado pic.twitter.com/A8VnhIFt5q
— Quadratín Oaxaca (@Quadratinoaxaca) July 1, 2023
Mais tarde, Adriana foi colocada em um vestido de noiva branco, para celebrar o casamento com Sosa no palácio municipal. Durante todo o tempo, sua boca estava amarrada para não haver algum acidente.
“Aceito esta responsabilidade porque nos amamos: isso é o que importa, não pode haver casamento se não nos amarmos. Amamo-nos e aceito casar com a princesa”, disse o prefeito.
“Hoje o presidente vai perder o poder de ser presidente e os costumes vão excedê-lo, os locais, os nativos de Huamelula pedem ao todo poderoso ou por meio da jacaré, pedem a Deus o advento das chuvas, como todos sabemos, a germinação das sementes, das colheitas nos campos, no rio, nas lagoas, nos mares”, diz Jaime Zárate Escamilla, cronista da cidade para o site Quadratín.
Ao fim da festa, Adriana voltou para um lago adequado para suas necessidades e seu cuidado, para aguardar a cerimônia do próximo ano.
Esse não é o primeiro casamento de Sosa. Em 2022 o canal do Voz da América, no YouTube, publicou um vídeo com imagens da cerimônia anterior.
data-youtube-width=”500px” data-youtube-height=”281px” data-youtube-ui=”internacional” data-youtube-play=”” data-youtube-mute=”0″ data-youtube-id=”8rid2Y9jYAU”
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil