• qui. jan 23rd, 2025

Covid-19 pode ter se originado em humanos, diz cientista chinês

abr 10, 2023 , , ,
Ouvir notícia

O vírus Covid-19 pode ter se originado em humanos, disse um cientista chinês.

As sequências genéticas de amostras virais retiradas do Mercado de Frutos do Mar de Huanan em Wuhan – que se acredita ser o ponto zero da pandemia – eram “quase idênticas” às de pacientes infectados com o coronavírus, sugerindo que a covid-19 pode ter se originado em humanos, disse Tong Yigang, da Universidade de Tecnologia Química de Pequim.

Falando em entrevista coletiva realizada pelo Conselho de Estado Chinês sobre a investigação sobre a origem do vírus, Tong disse que mais de 1.300 amostras congeladas de animais e ambientais foram coletadas no mercado entre janeiro de 2020 e março de 2020, e os pesquisadores isolaram três vírus cepas de amostras ambientais.

Ele também disse que ainda não há evidências suficientes para apoiar estudos recentes sugerindo que cães-guaxinim sejam a fonte do vírus Covid-19.

Falando no mesmo evento, um investigador do Centro Chinês de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC), Zhou Lei, apelou a uma colaboração científica global para rastrear as origens do vírus, afirmando que o local onde a Covid-19 foi descoberta pela primeira vez foi não necessariamente onde se originou.

A China foi duramente criticada no passado por bloquear investigações internacionais sobre as origens do vírus. No início desta semana, a Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que ainda não tinha dados importantes da China sobre o início do surto, uma falha em divulgar que o chefe de seu programa de doenças emergentes disse ser “simplesmente indesculpável” .

No entanto, a China afirma repetidamente que tem sido transparente e cooperativa com a OMS.

Os debates em torno das origens do vírus ressurgiram recentemente depois que uma avaliação do Departamento de Energia dos EUA indicou no mês passado que provavelmente foi o resultado de um acidente de laboratório. No entanto, a agência dos EUA também classificou como uma determinação de “baixa confiança”.

No sábado, Zhou refutou a teoria do vazamento de laboratório, dizendo que é “extremamente improvável”.

Este conteúdo foi criado originalmente em espanhol.

versão original

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar Postagem