A apresentação do plano de trabalho da CPI do MST e o estado de emergência zoossanitária decretado pelo governo por 180 dias estão entre os destaques desta terça-feira (23).
CPI do MST apresenta plano de trabalho nesta terça-feira (23)
A CPI, instalada na última quarta-feira (17), é presidida pelo deputado Tenente-Coronel Zucco (Republicanos-RS), enquanto a relatoria fica por conta do deputado Ricardo Salles (PL-SP), ex-ministro do Meio Ambiente de Jair Bolsonaro (PL).
Segundo o relator do colegiado, o objetivo da CPI é “estabelecer a ideia de que existe uma lei no Brasil que protege a propriedade privada”, e disse que a comissão não vai “convocar [ministros] por convocar”.
Governo decreta estado de emergência zoossanitária em todo o país
O governo decretou estado de emergência zoossanitária no país por 180 dias diante do avanço do número de casos de influenza aviária. A decisão foi oficializada em edição extra do Diário Oficial publicada na noite desta segunda-feira (22).
O número de casos subiu de cinco para oito. Não há ainda casos identificados em humanos, mas a ocorrência em aves silvestres já foi registrada em dois estados: Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Com a decretação de estado de emergência, o governo tem mais instrumentos para atuar e conter a disseminação do vírus.
Justiça Federal anula posse do presidente da Apex por não ser fluente em inglês
A decisão atende pedido movido pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que acusa Viana de ter alterado o estatuto para que a fluência na língua inglesa não seja mais exigida para exercer a presidência da agência.
Caso Viana não comprove a fluência em inglês, a magistrada determina afastamento imediato do cargo. Com isso, ele ficaria impossibilitado de ser nomeado novamente. A juíza deu 45 dias para Viana apresentar certificado de escola autorizada a ministrar aula de inglês e ainda a declaração de dois profissionais renomados no idioma.
TCU pede esclarecimentos sobre viagem de Jair Bolsonaro a Orlando
O TCU atendeu a um pedido realizado pelo ex-deputado federal Elias Vaz (PSB-GO), que aponta desvio de finalidade no uso de recursos públicos durante a viagem do ex-chefe de Estado.
O tribunal deu o prazo de 15 dias para que a Casa Civil apresente justificativa e argumentou que o alto valor gasto e a falta de informações sobre a real motivação da viagem são razões para efetuar a diligência.
Rússia faz evacuação em região de Belgorod após ataque e situação “extremamente tensa”
Gladkov destacou que a administração de Belgorod está “concluindo uma visita domiciliar nas aldeias fronteiriças” e na cidade de Graivoron para garantir a segurança da população local.
Ele acrescentou que “a maior parte da população saiu do território” com transporte pessoal, e o governo local está disponibilizando transporte para quem não tem oportunidade de sair por conta própria.
Newsletter
Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br.
* Publicado por Marina Toledo
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil