O Critics Choice Awards, uma das premiações mais importantes do Cinema, tem também a categoria principal de melhor filme. No entanto, ao comparar com o Oscar, o Critics Choice Awards acerta menos de 60% dos longas que ganharam o Oscar de Melhor Filme, que é considerado a maior homenagem que um filme pode receber na indústria.
A informação é com base numa análise feita pela CNN dos filmes que ganharam a categoria principal nas duas premiações desde 1996, quando o Critics Choice Awards começou.
Nos últimos 28 anos, o Critics premiou apenas 16 filmes que acabaram recebendo a estatueta do Oscar no mesmo ano, o que dá uma taxa de 57,14% de acerto.
Já nos últimos sete anos, por exemplo, isso ocorreu apenas duas vezes, com “Nomadland”, em 2021, e “A Forma da Água”, em 2018, o que indica que o Critics pode não ser o melhor termômetro para quem quer acertar o bolão do Oscar.
As cerimônias laurearam juntas longas que se tornaram clássicos do cinema, como “Beleza Americana”, “Chicago” e “Guerra ao Terror”.
Confira a lista completa de filmes premiados tanto pelo Critics quanto pelo Oscar:
- “Beleza Americana”;
- “Gladiador”;
- “Uma Mente Brilhante”;
- “Chicago”;
- “Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei”;
- “Os Infiltrados”;
- “Onde os Fracos Não Têm Vez”;
- “Quem Quer Ser Um Milionário?”;
- “Guerra ao Terror”;
- “O Artista”;
- “Argo”;
- “12 Anos de Escravidão”;
- “Birdman”;
- “Spotlight”;
- “A Forma da Água”;
- “Nomadland”.
A taxa de acerto segue baixa no prêmio de Melhor Atriz, no qual o Critics e o Oscar também coincidiram apenas 57,14% das vezes. Nos últimos sete anos, isso ocorreu apenas três vezes, com Frances McDormand (“Três Anúncios Para Um Crime”), Renée Zellweger (“Judy”) e Jessica Chastain (“Os Olhos de Tammy Faye”).
No caso do prêmio de Melhor Ator, o Critics acertou em 19 dos 28 anos analisados, acumulando uma taxa de 68,86% de acurácia. Entre 2004 e 2011, por exemplo, as duas premiações laurearam os mesmos atores.
A maior taxa de acerto, no entanto, é para a categoria de Melhor Diretor. Nos 28 anos, o Critics premiou o mesmo cineasta que o Oscar em 22 oportunidades. Já são sete anos seguidos coincidindo com o prêmio da Academia.
A última divergência ocorreu em 2016, quando a estatueta do Oscar foi para Alejandro Iñarritu, por “O Regresso”, enquanto o Critics escolheu premiar George Miller, por “Mad Max: Estrada da Fúria.
Quando e como assistir o Critics Choice Awards?
No dia 14 de janeiro, acontece a 29ª edição do Critics Choice Awards, que celebra as escolhas da crítica do cinema e da televisão. O evento ocorre após o Globo de Ouro e antecede o Oscar, que será em março.
Previsto para começar às 21h (no horário de Brasília), o Critics Choice Awards será transmitido ao vivo e de forma simultânea na TNT, na TV, e na HBO Max, no streaming.
O filme “Barbie”, de Greta Gerwig, lidera com 18 indicações; o longa quebrou o recorde de maior número de indicações entre todas as edições do prêmio. Algumas das categorias são: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz (Margot Robbie) e Melhor Ator Coadjuvante (Ryan Gosling).
A apresentação da cerimônia será realizada por Chelsea Handler, e acontece no Fairmont Century Plaza Hotel, em Los Angeles.
A lista completa das indicações ao Critics Choice Awards 2024 você confere aqui.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil