• qui. jan 23rd, 2025

Cruzeiro e América-MG empatam em clássico pelo Campeonato Brasileiro

Ouvir notícia

Cruzeiro e América-MG empataram por 1 a 1 neste domingo (1º), em clássico disputado no Mineirão pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. A Raposa abriu o placar aos 20 minutos do primeiro tempo com o zagueiro Luciano Castán, que subiu mais alto que a defesa rival para marcar de cabeça. Ainda na primeira etapa, o Coelho empatou com um chute rasteiro de fora da área do argentino Martín Benítez.

No segundo tempo, a partida permaneceu acirrada, mas as duas equipes não tiveram muitas chances para mudar a história do jogo.

O time celeste, um dos piores mandantes no Brasileirão, segue sem vencer no Mineirão em 2023. Até aqui na temporada, o Cruzeiro perdeu três vezes e empatou outros quatro jogos no Gigante da Pampulha. Com o empate diante do América-MG, e beneficiado pelas derrotas de Internacional (2 a 0 para o Atlético) e Corinthians (2 a 1 para o São Paulo), o time azul permanece na 12ª colocação, com 30 pontos.

O América-MG vive o drama do rebaixamento, ocupando o posto de vice-lanterna com apenas 18 pontos, acima só do Coritiba, que tem 17.

O jogo

Minutos antes de a bola rolar, o América ganhou um desfalque importante. O goleiro Cavichioli, que seria titular, reclamou de indisposição e não entrou em campo. Com a ausência inesperada do arqueiro, o técnico argentino Fabian Bustos promoveu a estreia do uruguaio Aguerre na equipe americana.

O Cruzeiro, que não tinha nada a ver com isso, começou a partida em cima do adversário, pressionando, dominando a bola no campo ofensivo. Essa presença mais intensa na área do América-MG acabou originando o primeiro gol cruzeirense. Em cobrança de escanteio, Nikão cruzou, Luciano Castán subiu mais que a marcação e, de cabeça, fez 1 a 0 para o Cruzeiro.

Depois do gol, o time celeste não conseguiu manter o ritmo. A equipe de Zé Ricardo errava mais passes, se desorganizou, enquanto o América-MG cresceu de produção. Essa maior organização da equipe alviverde acabou proporcionando aos visitantes mais chances ofensivas. E, assim, o gol de empate era questão de tempo.

O argentino Benítez recebeu no meio de campo, girou bonito em cima da marcação, e chutou de fora da área. A bola rasteira entrou no canto esquerdo do goleiro Rafael Cabral: 1 a 1.

Diferentemente do Cruzeiro, o América-MG seguiu melhor depois do gol. As chances mais claras de ampliar o placar foram do time de Bustos, que acabou não sendo efetivo ao ponto de alterar o placar. Adiantado, o Coelho deu espaços para os contra-ataques do Cruzeiro. Porém, a desorganização celeste impôs uma barreira ao próprio time de Zé Ricardo, que saiu no lucro com o empate nos primeiros 45 minutos.

No segundo tempo, o nível da partida caiu bastante, sem tantas chances para ambos os lados. O Cruzeiro não conseguiu levar perigo ao gol adversário, mesmo com o domínio de bola, e o América-MG chamava o adversário para o seu campo sem conseguir contragolpear.

Já nos acréscimos, Fernando Henrique recebeu cartão vermelho direto por entrada dura em Cazares, do América-MG.

Próximo jogo do Cruzeiro

O Cruzeiro só volta a jogar no dia 14 de outubro, contra o Cuiabá, na Arena Pantanal. O jogo da 26ª rodada está marcado para as 21h (de Brasília).

Esse partida foi remarcada duas vezes pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Originalmente, o jogo aconteceria no dia 8 de outubro, mas foi antecipado para o dia 5 de outubro.

A segunda remarcação aconteceu por causa do jogo da Seleção Brasileira, que enfrentará a Venezuela no dia 12 de outubro, na Arena Pantanal, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.

Próximo jogo do América-MG

Já o América-MG entrará em campo no próximo domingo (8), às 18h30 (de Brasília), para enfrentar o Fortaleza. A partida acontecerá no estádio Castelão, no Ceará.

Cruzeiro 1 x 1 América-MG

Cruzeiro: Rafael Cabral, William, Neris, Luciano Castán, Marlon (Kaiki); Matheus Jussa, (Fernando Henrique) Lucas Silva e Mateus Vital (Bruno Rodrigues); Wesley (Machado), Nikão (Paulo Vitor) e Arthur Gomes. Técnico: Zé Ricardo.

América-MG: Aguerre; Rodriguinho (Marlon), Ricardo Silva, Burgos (Éder), Danilo Avelar e Nicolas; Juninho, Alê e Benítez (Breno); Pedrinho (Cazares) e Mastriani. Técnico: Fabián Bustos.

Motivo: 25ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 1º de outubro de 2023 (domingo), às 16h (de Brasília)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Gols: Luciano Castán, aos 20 minutos do 1º tempo, para o Cruzeiro; Benítez, aos 27 minutos do 1º tempo, para para o América-MG
Cartões amarelos: Jussa e Wesley, para o Cruzeiro; Alê e Burgos, para o América-MG
Cartão vermelho: Fernando Henrique, do Cruzeiro
Público: 44.279
Renda: R$ 1.903.920,00
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Auxiliares: Bruno Boschilia (Fifa-PR) e Maurício Coelho Silva Penna (RS).
Árbitro de vídeo: Rafael Traci (Fifa-SC).

Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas

Este conteúdo foi criado originalmente em Itatiaia.

versão original

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar Postagem