Em entrevista à CNN neste domingo (12), o ex-ministro da Fazenda e ex-presidente do BC Henrique Meirelles disse que as decisões que a entidade tem tomado de elevar e manter os juros em patamares altos são corretas.
“O que tem que ser feito é combater a inflação, que continua bastante acima da meta e prejudica a todos, tira o poder de compra das pessoas, diminui o valor do salário e desorganiza a economia”, afirmou.
Meirelles afirmou que as críticas de Lula ao presidente do BC, Roberto Campos Neto, são compreensíveis, mas que a tensão estabelecida entre o governo federal e a instituição independente deverá ser superada.
“[As críticas de Lula a Campos Neto] são compreensíveis, porque são dois mundos diferentes, quase como se fossem paralelos. A visão de um governo de um lado, que quer crescer rapidamente, criar emprego e renda, enquanto do outro lado temos o Banco Central, que é um instituição que tem como finalidade principal combater a inflação”, declarou.
“É uma tensão normal, compreensível, porém tem que ser enfrentada e prevalecer o diálogo. O fato de o atual presidente do Banco Central ter sido nomeado pelo governo anterior prejudica um pouco esse aspecto, gera uma certa desconfiança, mas eu acredito que vai ser superado com o tempo”, completou.
(Assista à entrevista completa no vídeo acima)
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil