• qui. jan 23rd, 2025

Demitido por Trump, principal especialista em segurança eleitoral confirma que falou com conselheiro especial

Ouvir notícia

Um alto funcionário de segurança eleitoral dos Estados Unidos que foi demitido pelo então presidente Donald Trump semanas após a eleição de 2020 confirmou à CNN que foi entrevistado nos últimos meses pelo procurador especial que investiga os esforços de Trump para anular a eleição.

Chris Krebs confirmou à CNN publicamente, pela primeira vez, na terça-feira (24), que falou com os investigadores. Krebs conversou com a equipe do conselheiro especial Jack Smith no início de maio. O “New York Times” informou anteriormente que, de acordo com uma fonte, Krebs estava entre os entrevistados pelo escritório de Smith.

A confirmação de que Krebs falou com a equipe de Smith ocorreu quando a CNN soube que o procurador especial também perguntou a testemunhas sobre o conhecimento de Trump sobre segurança eleitoral, incluindo uma reunião do Salão Oval em fevereiro de 2020, quando o ex-presidente elogiou melhorias na segurança das eleições nos EUA, de acordo com várias pessoas familiarizadas com o assunto, antes de atacar esses sistemas meses depois.

A declaração o levou à demissão.

“A recente declaração de Chris Krebs sobre a segurança da eleição de 2020 foi altamente imprecisa, pois houve enormes impropriedades e fraudes”, escreveu Trump online na época, enquanto repetia outras teorias de conspiração infundadas sobre a eleição.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar Postagem