• qui. jan 23rd, 2025

Depois de dois anos parado por causa da pandemia, Bola Preta volta a desfilar no Rio

fev 18, 2023 ,
Ouvir notícia

Depois de dois anos sem desfilar por conta da pandemia, um dos mais tradicionais blocos do carnaval carioca voltou às ruas do Rio de Janeiro neste sábado (18), trazendo como tema a Covid-19. Logo no início da apresentação, um discurso homenageou as pessoas contaminadas pela doença.

Aos 104 anos de existência, o cordão do Bola Preta sobreviveu à duas pandemias. É que o bloco foi fundado em 31 de dezembro de 1918, no final da crise sanitária da gripe espanhola. Nesse período, o centenário bloco também enfrentou duas guerras mundiais, mudanças de regime e tempos de censura.

Esse ano, no trajeto pelo centro do Rio, que começa na Rua Primeiro de Março e segue até a Avenida Presidente Antonio Carlos, o Bola Preta reuniu uma multidão estimada pelos organizadores em um milhão de pessoas.

A Riotur ainda não confirmou o público presente. No último carnaval em que desfilou, antes da pandemia, o bloco reuniu público de 600 mil pessoas.

No repertório, as tradicionais marchinhas de carnaval e os mais conhecidos sambas de enredo. Em cima do carro de som, a Corte Real do Bola contou com duas estreias: Emanuelle Araújo, como Musa da Banda, e a baluarte do samba Tia Surica, como Embaixatriz.

“Estou muito orgulhosa. Já cantei alguns anos com eles, mas este ano finalmente receberei a faixa. Eles me consagraram musa da banda em 2020, porém receberia a faixa em 2021 quando tudo aconteceu. Muito emocionante para mim ser consagrada musa dessa banda centenária que tanto respeito”, disse a atriz e cantora Emanuelle Araújo.

Além delas, Maria Rita saiu como Madrinha do bloco. Neguinho da Beija Flor, como Padrinho, Selminha Sorriso, como Musa das Musas, Paola Oliveira, como Rainha, Leandra Leal, como Porta-Estandarte, e Mirian Duarte, como Musa do Centenário.

Segurança durante o desfile

Para a apresentação do bloco foram montados pontos de bloqueio, em que as equipes, com o uso de detectores de metais, identificaram objetos que poderiam ser utilizados em ações criminosas. Durante o desfile, a Secretaria de Estado de Polícia Militar apreendeu 46 objetos cortantes, entre eles facas, alicates e tesouras. Os policiais também apreenderam 73 garrafas de vidro.

Já a Prefeitura do Rio usou drones para monitorar os deslocamentos dos blocos pela cidade.

Outros blocos

Mais dois desfiles ocorrem na mesma região neste sábado: o Céu na Terra, em Santa Teresa, e o Afoxé Filhos De Gandhi, na Praça da Harmonia, na Saúde. Na zona sul, a festa é da tradicional Banda de Ipanema.

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar Postagem