Deputados do PL foram os maiores alvos de denúncias por suposta quebra de decoro parlamentar na Câmara dos Deputados durante a atual legislatura.
Segundo um levantamento feito pela CNN, deputados da sigla foram denunciados 11 vezes ao Conselho de Ética da Casa em 2023. O colegiado é responsável por apurar a conduta dos deputados.
As representações são motivadas por xingamentos e bate-bocas em audiências públicas e durante sessões, além de falas consideradas transfóbicas.
Na sequência, aparecem o PSOL e o PT como os partidos com mais deputados com denúncias protocolados no conselho. Ao todo, foram oito e cinco ações, respectivamente.
A CNN entrou em contato com PT, PSOL e PL. O espaço está aberto para manifestações.
Veja a relação de denúncias por partido:
- PL: 11
- PSOL: 8
- PT: 5
- PCdoB: 2
- Republicanos: 1
- Avante: 1
Polarização
Todas as 11 denúncias feitas contra deputados PL foram protocoladas por parlamentares filiados a partidos de esquerda.
Os deputados que mais acionaram o Conselho de Ética contra colegas de partido do ex-presidente Jair Bolsonaro são filiados ao PT e ao PSOL – quatro ações cada sigla.
Do lado oposto, deputados do PL foram responsáveis por apresentar 14 das 15 denúncias contra deputados partidos de esquerda. Apenas contra parlamentares do PT, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foram quatro ações. Uma quinta foi apresentada pelo Progressistas.
Integrantes do PL também denunciaram parlamentares da Câmara do PCdoB (duas ações) e do PSOL (oito ações).
Os números refletem uma polarização de partidos antagônicos na Câmara dos Deputados.
O presidente Lula e Bolsonaro são adversários políticos. O pleito de 2022, que teve o petista eleito para retornar ao Palácio do Planalto, por exemplo, foi o mais polarizado desde a redemocratização.
A rivalidade entre os dois também se refletiu no Congresso Nacional, que tem sido palco de disputas ideológicas entre a oposição e a base governista.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil