• qui. jan 23rd, 2025

Deslizamento no interior do Amazonas deixa pelo menos 1 morto e 4 desaparecidos

Ouvir notícia

Um deslizamento na comunidade do Arumã, no município de Beruri (a cerca de 173 quilômetros de Manaus), no início da noite de sábado (30), deixou pelo menos uma pessoa morta e quarto desaparecidas, de acordo com o governo do estado do Amazonas.

Outras dez pessoas com ferimentos foram atendidas pelas equipes de saúde que estão no local. A maioria apresentou quadro de crise hipertensiva e uma pessoa está com suspeita de fratura.

Conforme Defesa Civil do estado, o que ocorreu na comunidade Aramã é resultado do processo conhecido popularmente como “terras caídas” – o deslizamento de barrancos que ficam às margens dos rios que correm na região Amazônica. É um processo dinâmico e complexo que envolvem vários fatores hidrodinâmicos, hidrostáticos, climáticos, neotectônicos, litológicos e antropológicos, ocorrendo em conjunto ou separados e que resultam na erosão do solo.

Veja vídeo:

Uma equipe de policiais militares e agentes da Defesa Civil estadual se deslocou ainda na noite de sábado até o local para iniciar os atendimentos aos moradores afetados.

Por questões logísticas que impedem o pouso de aeronaves à noite no município de Beruri, uma segunda equipe com homens do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Instituto Médico Legal (IML), além de servidores Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas), Secretária de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Secretaria de Estado de Saúde (SES) e Fundação de Vigilância Saúde (FVS), pode se deslocar neste domingo (1º) para o município para prestar a assistência necessária.

O governador do estado, Wilson Lima, lamentou o ocorrido na comunidade do Arumã e determinou total apoio nas buscas pelos desaparecidos e assistência aos moradores afetados pelo ocorrido.

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar Postagem