O diretor do FBI, Christopher Wray, disse que a agência avaliou que um vazamento de um laboratório em Wuhan, na China, provavelmente causou a pandemia de Covid-19.
“O FBI há algum tempo avalia que as origens da pandemia são provavelmente um possível incidente de laboratório em Wuhan”, disse Wray à Fox News.
Wray disse que não poderia compartilhar muitos detalhes da avaliação da agência porque eles eram confidenciais.
Ele acusou o governo chinês de “fazer o possível para tentar frustrar e ofuscar” os esforços dos Estados Unidos e de outros países para aprender mais sobre as origens da pandemia.
Seus comentários seguem uma reportagem do Wall Street Journal no domingo de que o Departamento de Energia dos EUA avaliou que a pandemia resultou de um vazamento não intencional de um laboratório na China.
Quatro outras agências, juntamente com um painel nacional de inteligência, ainda julgam que a pandemia provavelmente resultou de uma transmissão natural, e duas estão indecisas, informou o Journal.
O porta-voz de segurança nacional da Casa Branca, John Kirby, disse na segunda-feira (27) que o governo dos EUA não chegou a uma conclusão definitiva e a um consenso sobre as origens da pandemia.
O Ministério das Relações Exteriores da China, solicitado a comentar o relatório do Wall Street Journal, que foi confirmado por outros meios de comunicação dos EUA, referiu-se a um relatório da OMS-China que apontava para uma origem natural da pandemia, em vez de um vazamento de laboratório.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil