O documentário “O Território”, sobre indígenas na região de Rondônia, ganhou um Emmy. Durante premiação “lateral’ – ou seja, uma das premiações do Emmy, mas não a considerada principal -, o filme ganhou a categoria de “Mérito Excepcional em Filmagem de Documentário”.
Os indígenas da organização Kanindé estavam na premiação. A influenciadora e integrante da Juventude Indígena de Rondônia, Txai Suruí, esteve presente na premiação com um manto com a frase: “A floresta grita por socorro”. Suruí, além de ser voz importante dos jovens indígenas da região amazônica, também foi produtora-executiva do documentário.
“O Território” é feito pela National Geography e foca na comunidade Uru-eu-wau-wau. A gravação acompanha a comunidade na luta contra o desmatamento ilegal na Amazônia e nas invasões de garimpeiros e madeireiros que resultam na devastação da floresta.
Um dos destaques do filme é que o documentário é parcialmente filmado por integrantes da comunidade Uru-eu-wau-wau.
Em seu perfil no Instagram, a Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé fez diversas publicações de integrantes da comunidade indígena carregando a sonhada estatueta do Emmy.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil