• qui. jan 23rd, 2025

Dólar abre em alta, com mercado de olho em decisões de política monetária no Brasil e nos EUA

Ouvir notícia

O Ibovespa operava em queda nos primeiros negócios desta terça-feira (2), conforme investidores acompanhavam as reuniões de política monetária do Banco Central do Brasil e do Federal Reserve com cautela.

Por volta das 10h10 (horário de Brasília), o principal índice da bolsa brasileira recuava 0,31%, aos 104.106,38 pontos. O dólar, por sua vez, avançava 0,75%, a R$ 5,025 na venda.

O dia começa em tom de cautela, com investidores à espera da chamada “Super Quarta” — dia que reúne decisões sobre as taxas de juros do Brasil e dos Estados Unidos.

Lá, é praticamente unânime entre os agentes do mercado que o movimento na política monetária norte-americana será de alta de 0,25 ponto. A dúvida agora é quanto ao que vem pela frente, que deve ser pauta da coletiva de imprensa de Jerome Powell, presidente da autarquia, logo depois do anúncio da decisão.

Por aqui, a expectativa é que a Selic seja mantida em 13,75% ao ano mais uma vez, enquanto as atenções seguem na tramitação da nova regra fiscal no Congresso. Segundo o relator da proposta na Câmara dos Deputados, Cláudio Cajado (PP-BA), o texto pode ter o primeiro relatório apresentado já na quarta-feira.

No meio tempo, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), já afirmou que gostaria de aprovar o novo marco na Casa até o dia 10 de maio. A previsão do governo é que a proposta seja aprovada também no Senado até junho.

A viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Argentina também segue no radar, e, por volta das 17h (de Brasília), ele deve encontrar o mandatário e candidato à reeleição Alberto Fernández. A expectativa é que hajam conversas sobre a criação de uma linha de crédito entre os países para estímulo às exportações — informação confirmada à CNN pelo Secretário Executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo.

É provável que haja um pedido para que o Brasil financie a exportação de insumos para a indústria argentina.

O Boletim Focus, divulgado nesta terça em razão do feriado do Dia do Trabalho na véspera, também é monitorado de perto. Para 2023, o mercado aumentou pela quinta semana seguida a projeção do IPCA, a 6,05%. O PIB também subiu, e a expectativa é que a economia brasileira cresça 1% neste ano.

Na última sessão, na sexta-feira, o dólar à vista fechou o dia cotado a R$ 4,989, em alta de 0,18%. Já o Ibovespa avançou 1,47%, aos 104.431 pontos.

O Banco Central fará neste pregão leilão de até 16 mil contratos de swap cambial tradicional para fins de rolagem do vencimento de 1° de junho de 2023.

Publicado por Tamara Nassif. Com informações da Reuters.

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar Postagem