O Ibovespa abriu o dia com um viés negativo, acompanhando as principais bolsas pelo mundo. O dólar é negociado em alta, em um início de ano marcado por uma redução no otimismo sobre a queda de juros nos EUA.
Por volta das 11h00, o principal índice da bolsa brasileira operava em baixa de 0,26%, aos 132.352 pontos. A moeda norte-americana subia 0,06%, negociada a R$ 4,92.
O destaque do dia para o mercado financeiro fica por conta da divulgação da ata do Federal Reserve, às 16h. Os investidores estão de olho em detalhes que possam confirmar, ou não, a aposta de corte de juros em março.
A expectativa também é grande para dados do mercado de trabalho dos EUA, em especial o relatório de emprego fora do setor agrícola, o Payroll, na sexta-feira. Os dados também poderão corroborar com as expectativas em torno da política monetária norte-americana.
Brasília em foco
Aqui no Brasil, com a agenda de indicadores esvaziada, as atenções se voltam à Brasília. A MP que propõe a reoneração gradual da folha de pagamento continua no radar dos investidores.
Mas o foco do desgaste político gira em torno do veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) ao cronograma de pagamentos de emendas.
Em entrevista à CNN, o deputado Danilo Forte (União-CE), relator da LDO no Congresso, disse que esse veto presidencial não havia sido acordado entre o governo e parlamentares.
Bolsas asiáticas
Na Ásia, as bolsas foram impactadas pelo rebaixamento da recomendação da Apple pelo banco Barclays. Isso refletiu na ação da companhia, que caiu 4% ontem em Nova York.
Também houve um movimento mais amplo de vendas nos mercados asiáticos, com investidores cautelosos em meio à incerteza sobre a recuperação econômica.
Isso fez com que as bolsas na Coréia do Sul e Taiwan encerrassem o dia em baixa. Apenas Xangai seguiu na contramão, fechando em alta de 0,17%, aos 2.967 pontos.
*com informações da Reuters
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil