• sáb. maio 10th, 2025

Dólar abre em queda com pós-feriado e expectativas para decisão do Fed

Ouvir notícia

O Ibovespa avança pelo sexto pregão seguido nesta sexta-feira (9). Às 11h50, o Ibovespa subia 1,61%, a 117.346,26 pontos.

O ganho se dá pelo retorno de feriado de Corpus Christi, com suporte de Vale e ajudado por expectativa de queda de juros no Brasil no segundo semestre e de interrupção nas altas da taxa pelo Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) semana que vem.

Já o dólar caía frente ao real nesta sexta. No mesmo horário, a moeda norte-americana recuava 1%, cotada a R$ 4,8756. Na última sessão, na quarta-feira (7), o dólar à vista fechou o dia cotado a R$ 4,9244 na venda, com alta de 0,26%.

Vale (+1,08%) e Petrobras (+2,74%) eram as principais influências positivas ao índice, enquanto Suzano e Yduqs estavam na ponta oposta. O índice caminhava para alta semanal de cerca de 3,9%, indo para a sétima semana consecutiva no azul.

Análise

“Hoje está sendo um dia absolutamente parado”, disse Fernando Siqueira, chefe de research da Guide Investimentos.

Ele destacou que o movimento da sessão parece ser de continuidade em relação aos últimos pregões, uma vez que a perspectiva de queda de juros continua a ganhar força e ações de commodities sobem, em especial por expectativa de estímulo na China.

Siqueira também mencionou que pode estar ocorrendo uma recomposição de posições em bolsa pelos fundos, após forte saída recente.

Dados de inflação nesta semana, principalmente o IPCA abaixo do esperado na quarta-feira, voltaram a dar suporte à visão de que os juros devem cair no segundo semestre no Brasil, o que deu novo ânimo às ações na bolsa mais ligadas à economia doméstica.

Analistas da Mirae Asset, porém, escreveram em relatório nesta sexta-feira que, “no mercado, alguns acham que o alívio do IPCA não será suficiente para o Banco Central cortar a taxa de juros no segundo semestre e que a decisão estará na dependência do Conselho Monetário Nacional confirmar as metas (de inflação) no próximo dia 29”, conforme comentário enviado a clientes.

No exterior, as atenções estavam voltadas para o Fed, que tem reunião de política monetária na próxima semana, com expectativa majoritária no mercado de manutenção do patamar dos juros. Um dia antes da divulgação da decisão, sai o importante dado de inflação ao consumidor dos Estados Unidos.

Operadores apontam agora 73% de chance de o Fed deixar a taxa básica de juros inalterada em 14 de junho, na faixa de 5%-5,25%, dando uma pausa do mais agressivo ciclo de aperto monetário nos EUA desde a década de 1980.

Em Wall Street, os principais índices de ações subiam nesta sexta-feira entre 0,2% e 0,9%. A véspera também foi de ganhos, quando o mercado brasileiro estava fechado.

O Banco Central fará neste pregão leilão de até 16 mil contratos de swap cambial tradicional para fins de rolagem do vencimento de 3 de julho de 2023.

*publicado por Pedro Zanatta, da CNN, com informações da Reuters.

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar Postagem