O presidente da Ucrânia disse que o exemplo de Yevgeny Prigozhin, o líder mercenário russo que morreu num acidente de avião no mês passado, mostra o que acontece quando se tenta fazer um acordo com o presidente russo, Vladimir Putin.
A contraofensiva da Ucrânia até agora resultou apenas em ganhos modestos, mas Volodymyr Zelensky disse à CNN que rejeitou sugestões de que era hora de negociar a paz com o Kremlin.
“Quando você quer chegar a um acordo ou dialogar com alguém, não pode fazê-lo com um mentiroso”, disse Zelensky a Fareed Zakaria, da CNN.
O fim do líder do Grupo Wagner, depois de aparentemente receber promessas sobre a sua liberdade de continuar a operar, poucas semanas depois de liderar uma revolta contra a forma como Putin lidou com a guerra, foi um aviso a ser ouvido, sugeriu Zelensky.
Enquanto os Estados Unidos e outros aliados ucranianos importantes continuam a fornecer armas a Kiev, sublinhando que as condições para alcançar uma paz “justa e duradoura” ainda não estão reunidas, vários outros líderes mundiais proeminentes, como o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT), têm colocado sobre a Ucrânia a responsabilidade de acabar com a guerra.
O líder da Ucrânia apontou exemplos de outros países que foram atacados por soldados russos e continuam parcialmente ocupados por Moscou, como apoio à sua posição.
“Você viu algum compromisso de Putin em outras questões? Com a Geórgia? Com a Moldávia?”, Zelensky perguntou retoricamente.
Veja também: Zelensky à CNN: Lula deveria ter compreensão mais ampla
data-youtube-width=”500px” data-youtube-height=”281px” data-youtube-ui=”internacional” data-youtube-play=”” data-youtube-mute=”0″ data-youtube-id=”UzJh93S3QtA”
Fonte: CNN Brasil