Um raro eclipse solar híbrido sobre uma cidade remota na costa oeste da Austrália atraiu milhares, nesta quinta-feira (20), para testemunhar o evento.
Eclipses solares ocorrem quando a Lua se coloca exatamente entre o Sol e a Terra, fazendo com que o cone de sombra do nosso planeta incida sobre uma certa região. Seu ciclo de ocorrência já era conhecido pelos babilônicos há 3 mil anos.
Fãs e entusiastas da astronomia de todo o mundo viajaram para Exmouth, uma pequena cidade litorânea a cerca de 1.200 km da capital do estado da Austrália Ocidental, Perth, para testemunhar o eclipse solar total.
A lua cruzou o sol por um minuto às 11h29 (horário local) mergulhando os espectadores na escuridão e diminuindo a temperatura.
O eclipse desta quinta foi um raro tipo “híbrido”, não visto em todo o mundo desde 2013. Em um eclipse híbrido, dependendo de onde os espectadores estão, a lua obscurece o sol, um eclipse total ou obscurece o centro, deixando um anel de luz visível, um eclipse anular.
Peter Bartley fez a viagem de quinze horas de Perth com seus filhos e pai para o “momento especial” juntos.
“Foi difícil vender no começo porque eu disse a eles que levaria apenas um minuto e levaria quinze horas para chegar aqui”, disse Bartley.
“Mas foi provavelmente o minuto mais emocionante que tivemos em muito tempo.”
Enquanto o eclipse total só foi visível em algumas partes da Austrália, Indonésia e Timor Leste, um eclipse parcial foi visível em todos os três países e partes do sudeste da Ásia.
Em Jacarta, a luz diminuiu e o sol assumiu a aparência de uma lua falciforme, de acordo com fotos compartilhadas nas redes sociais.
Um grupo de fãs japoneses que viajou para Exmouth começou a chorar e se abraçou após o fim do eclipse, de acordo com imagens de vídeo do evento.
“Foi tão estranho que tive tremores”, disse Catherine Holler, que viajou de Perth.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil