• qui. jan 23rd, 2025
Ouvir notícia

O início da eleição para uma nova composição do Conselho de Administração da Petrobras e o novo presidente do grupo, e os efeitos do resultado da pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta (18) nas campanhas de Lula e Bolsonaro estão entre os destaques desta sexta-feira (19).

Assembleia elege oito membros para Conselho da Petrobras nesta sexta-feira (19)

Começa nesta sexta-feira (19), às 13h, a assembleia geral de acionistas da Petrobras que vai eleger uma nova composição do Conselho de Administração da companhia e o novo presidente do grupo. Estão em jogo oito das 11 cadeiras. Concorrem oito indicados do governo federal e dois dos acionistas minoritários.

A atenção estará voltada para dois nomes específicos, apontados pelo governo federal: Jonathas Assunção de Castro, número 2 do Ministério da Casa Civil, e Ricardo Soriano de Alencar, procurador-geral da Fazenda. Os dois tiveram os nomes reprovados pela atual composição do CA e pelo Comitê de Elegibilidade por conflito de interesses.

Após Datafolha, QG de Lula vê chance de vitória em 1º turno e de Bolsonaro duvida de dados

As coordenações das campanhas dos principais candidatos avaliaram de maneiras distintas o resultado da pesquisa Datafolha, que mostra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 47% das intenções de voto, e Jair Bolsonaro (PL), com 32%.

No PT, a leitura foi de que o ex-presidente Lula tem chances de vencer em primeiro turno. “Continuamos com boa frente, apesar das oscilações. Vitória em primeiro turno na margem de erro e vitória no segundo turno”, disse à CNN um dos integrantes da equipe de comunicação de Lula.

Outro integrante da coordenação da campanha de Lula disse, sob reserva, que o Auxílio Brasil não provocou, ainda, nenhuma alteração importante no eleitorado. Segundo essa fonte, a movimentação existente na pesquisa se dá muito mais em função do que considera uma “quebra da inércia do governo no último período”, como a desoneração dos combustíveis, energia e telecomunicações e o recuo da inflação.

No comando da campanha de Bolsonaro, a reação foi de críticas ao instituto. “Datafolha se acostumou a só acertar no dia da eleição”, afirmou à CNN o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira. Outro ministro afirmou não comentar pesquisas do instituto.

O coordenador de comunicação da campanha, Fabio Wajngarten, afirmou à CNN: “Vergonhoso. Tentativa de efeito manada. Novamente tenta induzir e manipular a população brasileira”, disse.

Câmara do Rio cassa mandato do vereador Gabriel Monteiro (PL)

A Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro decidiu cassar o mandato do vereador Gabriel Monteiro, do PL. A sessão que começou pouco depois das 16h desta quinta-feira (18) se arrastou e atravessou a noite.

Nove vereadores se manifestaram. Nenhum deles defendeu Monteiro, nem mesmo o aliado do parlamentar, Felipe Michel (PP), que disse que rezaria por ele, mas que seguiria o relatório do Conselho de Ética.

O documento, aprovado por unanimidade pelos sete membros do colegiado, sugeria que o plenário retirasse a cadeira de Monteiro por filmagem de cena de sexo explícito com adolescente de 15 anos, agressão e ameaça a pessoa em situação de rua, exposição vexatória de criança, e abuso sexual contra uma criança.

Ele nega todas as acusações e se diz perseguido.

Anatel aprova mais 60 dias de prazo para ativação do 5G em 15 capitais

O conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou nesta quinta-feira (18), mais 60 dias de prazo para a tecnologia móvel de 5ª geração (5G) começar a rodar em 15 capitais brasileiras.

A proposta de extensão foi recomendada na última sexta-feira (12), pelo grupo da Anatel que acompanha a limpeza de faixas necessária para o 5G funcionar sem interferências nas cidades. A votação aconteceu em circuito deliberativo remoto.

Agora, essas 15 capitais precisam estar liberadas até 28 de outubro para a ativação da tecnologia. As operadoras então terão mais 30 dias, podendo ligar o sinal até 27 de novembro.

São Paulo terá temperaturas abaixo de 10º C nesta sexta (19), diz Climatempo

A cidade de São Paulo terá um dia ainda mais frio nesta sexta-feira (19) devido a uma massa de ar polar que atravessa o país. A expectativa é de que as temperaturas atinjam mínimas de 7 °C na capital paulista. Já as máximas não devem passar de 15 °C, segundo o Climatempo.

A frente fria – que atinge a região Sul, e os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul – pode vir acompanhada de ventos intensos e temporais. Com isso, o combo do paulistano ao sair de casa pela manhã deve incluir guarda-chuva e agasalhos reforçados.

Segundo meteorologistas, a manhã de sexta-feira pode começar com 12 °C e a temperatura vai caindo no decorrer do dia.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br.

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar Postagem