• qui. jan 23rd, 2025

Eleições na Turquia: distância encolhe mas Erdogan segue à frente

Ouvir notícia

Os resultados preliminares do segundo turno presidencial da Turquia neste domingo (28) mostram o presidente Recep Tayyip Erdogan à frente de seu rival enquanto o líder luta para estender seu governo para uma terceira década.

Com 98,88% das cédulas apuradas, Erdogan recebeu 52,08% dos votos, segundo resultados preliminares não oficiais publicados pela agência estatal Anadolu, enquanto o líder da oposição Kemal Kilicdaroglu recebeu 47,92%.

A participação eleitoral é de 85,41%, de acordo com a Anadolu. Mais cedo neste domingo, Erdogan pediu a seus apoiadores “que fiquem nas urnas até que os resultados sejam finalizados”.

“Agora é a hora de proteger a vontade das pessoas que temos na mais alta estima”, escreveu Erdogan em sua conta no Twitter.

Todo cidadão turco tem o direito de assistir à contagem dos votos em suas urnas, e isso se tornou uma espécie de tradição na Turquia.

O porta-voz do principal partido de oposição da Turquia, o Partido Republicano do Povo (CHP), Faik Oztrak, aparentemente alertou Erdogan contra a realização de qualquer discurso para apoiadores até que os resultados oficiais das eleições fossem anunciados.

“Ninguém deve turvar as águas com discursos de sacada”, disse Oztrak no domingo, referindo-se ao tradicional estilo de discurso de Erdogan na noite da eleição. “Estamos enviando um aviso claro: ninguém deve tentar transformar isso em um ‘fato consumado’ até que os resultados sejam definitivos.”

“Digo isso com ênfase: vamos proteger a vontade da nação até o fim e vamos vencer”, disse.

Erdogan está enfrentando Kilicdaroglu, um burocrata de 74 anos e líder do partido de esquerda CHP.

Na primeira rodada de votação em 14 de maio, Erdogan garantiu uma vantagem de quase cinco pontos sobre Kilicdaroglu, mas ficou aquém do limite de 50% necessário para vencer.

O bloco parlamentar do presidente conquistou a maioria das cadeiras na corrida parlamentar no mesmo dia.

Erdogan votou em um centro de votação em Istambul no domingo. “Esta é a primeira vez na história democrática turca”, disse ele.

“A Turquia, com quase 90% de participação na última rodada, mostrou lindamente sua luta democrática e acredito que fará o mesmo novamente hoje”, acrescentou.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar Postagem