Nome mais cotado para assumir a vaga de Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), lançará na segunda-feira (2) o Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas (ENFOC).
A iniciativa ocorre no momento em que Dino é alvo de fogo amigo de petistas que reclamam da falta de uma marca do governo federal na segurança pública, área considerada politicamente sensível.
Em conversas reservadas, políticos do PT têm defendido que a Segurança Pública seja desmembrada da Justiça, mesmo que Dino não seja indicado para o STF. Essa proposta desagrada ao ministro, que vê na iniciativa uma estratégia para enfraquecê-lo na disputa pelo STF.
Segundo o Ministério da Justiça, o programa que será lançado amanhã tem o objetivo de “gerar integração institucional e informacional entre as redes de enfrentamento, valorizar recursos humanos das instituições de segurança pública, fortalecer a investigação criminal e a atividade de inteligência e gerar expertise para a adoção de visão sistêmica das organizações criminosas”.
O lançamento contará com a presença do próprio ministro Flávio Dino e do secretário nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil