O residente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá uma reunião na tarde desta quinta-feira (17) com o procurador-geral da República, Augusto Aras, no Palácio do Planalto.
A reunião, marcada para às 17:30 (horário de Brasília), irá acontecer próximo ao fim do segundo mandato de Aras, que se encerra em 26 de setembro deste ano, e em meio a especulações sobre o sucessor na Procuradoria-Geral da República (PGR).
Augusto Aras ocupa o cargo desde 2019, indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Seu trabalho ficou marcado por decisões que blindavam a Presidência contra pedidos de investigação à época.
Veja também: Aliados de Lula não descartam recondução de Aras à PGR
data-youtube-width=”500px” data-youtube-height=”281px” data-youtube-ui=”politica” data-youtube-play=”” data-youtube-mute=”0″ data-youtube-id=”OAaOw3BmreQ”
Um dos nomes mais cotados para suceder Aras no cargo é o vice-procurador-geral eleitoral Paulo Gonet Branco, que conta com o apoio dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes.
Gonet desempenhou um papel importante na ação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que tornou Bolsonaro inelegível em junho, dando o parecer favorável à condenação do ex-presidente.
O subprocurador Antônio Carlos Bigonha é outro nome discutido para o cargo. Bigonha atua no Ministério Público Federal (MPF) há mais de 30 anos e já presidiu a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR).
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil