• sáb. maio 10th, 2025

Em nota, Itamaraty condena lançamento de míssil balístico intercontinental pela Coreia do Norte

Ouvir notícia

O Itamaraty condenou, nesta terça-feira (18), o lançamento de um míssil balístico intercontinental (ICBM, na sigla em inglês) movido a combustível sólido pela Coreia do Norte.

O míssil foi disparado na última quinta-feira (13) e voou cerca de 1.000 km antes de atingir águas a leste da Coreia do Norte.

O desenvolvimento de um ICBM de combustível sólido há muito é visto como um objetivo fundamental para a Coreia do Norte, pois poderia ajudá-la a engajar seus mísseis mais rapidamente no caso de uma guerra.

O líder norte-coreano Kim Jong Un guiou o teste e alertou que isso fará com que os inimigos “experimentem uma crise de segurança mais clara, com extrema inquietação e horror, até que abandonem seus pensamentos sem sentido e atos imprudentes”.

Em nota, o Itamaraty afirmou que esse tipo de míssil “representa um desdobramento com impacto desestabilizador na região”.

“Em linha com sua atuação como membro não permanente do Conselho de Segurança, o Brasil defende que o engajamento político e diplomático é o melhor caminho para alcançar o objetivo de uma Península Coreana estável, pacífica e livre de armas nucleares”, acrescenta a nota.

“O Brasil continuará a desempenhar papel construtivo com vistas à criação de condições necessárias para a redução de tensões e retomada de negociações para desnuclearização da península coreana”, finaliza o comunicado.

*(Publicado por Lucas Schroeder, com informações da Reuters)

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar Postagem