O vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) publicou, no último domingo (4), uma imagem que, segundo ele, é da perna esquerda do presidente Jair Bolsonaro (PL), acometida por uma infecção bacteriana chamada erisipela.
Segundo o Ministério da Saúde, a doença não é contagiosa. A bactéria Estreptococo penetra na pele e propaga pelos vasos linfáticos. Pode ser mais vulnerável quem possui problema de circulação sanguínea nos membros inferiores, diabéticos, obesos e idosos. Bolsonaro tem 67 anos.
Os sintomas são: calafrios, febre alta, fraqueza, dor de cabeça, mal-estar, náuseas e vômitos. A pele pode apresentar vermelhidão, dor e inchaço ou até evoluir para a formação de bolhas e feridas de necrose, com a morte de células da pele.
A perna de Bolsonaro, conforme a imagem postada pelo filho, apresenta grandes feridas, que já estão escuras. E, em volta, possui grande vermelhidão.
Segundo Carlos, seu pai está “em processo de recuperação e tudo corre muito bem”.
O Ministério da Saúde alerta que quando o paciente não é tratado no início dos sintomas, podem ocorrer abcessos, feridas superficiais ou profundas e trombose de veias.
O tratamento consiste no uso de antibióticos para eliminar a bactéria; redução do inchaço com repouso absoluto das pernas; fechamento da porta de entrada do Estreptococo –ou seja, da ferida; limpeza adequada da área; além de anti-inflamatórios, remédios contra a febre e analgésicos que atuam na circulação linfática e venosa.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil