A ótima fase do Botafogo foi impactada pela iminente saída do técnico Luís Castro. O time ficou apenas no empate em 1 a 1 com o Magallanes, lanterna do Campeonato Chileno, e não conseguiu a vaga direta nas oitavas de final da Sul-Americana.
Assim, o Alvinegro terá que jogar uma repescagem contra o Patronato-ARG, em ida e volta, para seguir vivo na competição continental.
Marlon Freitas abriu o placar para o Botafogo no primeiro tempo, mas acabou sendo expulso na etapa final e prejudicou o time. Os chilenos empataram com Zapata, aos 35 minutos do segundo tempo.
Como a LDU-EQU venceu o César Vallejo-PER por 3 a 0, o time equatoriano ficou com a primeira posição e a vaga direta nas oitavas.
A noite no Nilton Santos foi marcada por climas de despedida contrastantes. Festa para o zagueiro Joel Carli, ídolo da torcida, que se despediu do futebol nesta quinta-feira (29). Protesto contra o técnico português Luís Castro, que teria aceitado a proposta do Al-Nassr, da Arábia Saudita, time de Cristiano Ronaldo.
Alheio à “novela Castro”, o time do Botafogo entrou em campo com fome de jogo e, em poucos minutos, passou a criar chance atrás de chance no Nilton Santos, mas desperdiçou a maioria delas.
No primeiro tempo, foram 12 chutes contra quatro do Magallanes, que praticamente não ameaçou o gol de Lucas Perri. Tiquinho, Eduardo, Sauer e Adryelson tiveram chances tentaram, mas pararam em Gastón Rodríguez ou finalizaram para fora. Assim, coube a Marlon Freitas, após tabelar com Eduardo, marcar o seu primeiro gol pelo Botafogo e abrir o placar aos 18 minutos.
Na volta do intervalo, Botafogo e LDU venciam seus jogos por 1 a 0, resultados que garantiam a primeira posição ao clube carioca. De todo modo, Luís Castro deu novo fôlego ao time acionando Júnior Santos, Luis Henrique e Di Plácido. Se por um lado seguiu criando boas chances, o Alvinegro também passou a sofrer alguns sustos na defesa, com Jones acertando um chutaço no travessão, aos 17. O Magallanes não empatou por pouco.
A partir disso, as coisas começaram a dar errado para o Botafogo. Marlon Freitas foi expulso por acertar levantar o pé no rosto de Aranguiz, aos 21. Praticamente no mesmo momento, a LDU ampliou sobre o César Vallejo, em Quito, e assumiu a liderança momentânea do grupo A por conta do saldo de gols.
Aos 34, em contra-ataque rápido após desatenção do meio de campo alvinegro, Barria avançou e coube a Zapata, já dentro da área, finalizar para empatar a partida. O Botafogo então passou a precisar de mais dois gols, além de torcer para a LDU não marcar mais nenhum diante do seu rival.
O Botafogo sentiu o golpe, passou a errar ainda mais e, assim, o jogo terminou com o Magallanes mais perto da virada. As vaias voltaram a ser ouvidas, em especial contra o técnico Luís Castro. Com o empate, houve festa apenas para Joel Carli.
Botafogo 1 x 1 Magallanes
Botafogo: Lucas Perri; Rafael (Di Plácido), Adryelson (Carli), Cuesta e Hugo; Marlon Freitas, Tchê Tchê (Danilo Barbosa) e Eduardo; Gustavo Sauer (Júnior Santos), Victor Sá (Luis Henrique) e Tiquinho Soares. Técnico: Luís Castro.
Magallanes: Gastón Rodríguez; Matías Vásquez (Contreras), Acevedo, Berardo e Espinoza; Canales (Aranguiz), Jorquera (Souper), Jones e Iván Vásquez; Alfaro (Zapata) e Felipe Flores (Barria). Técnico: Mario Salas.
Gols: Marlon Freitas (19’/1ºT), do Botafogo; Zapata (34’/2ºT), do Magallanes-CHI
Cartão amarelo: Gustavo Sauer, Rafael, Tiquinho Soares e Adryelson (Botafogo); Espinoza, Zapata e Iván Vásquez (Magallanes)
Cartão vermelho: Marlon Freitas (Botafogo) e Espinoza (Magallanes)
Público e renda: 25.125 pagantes / 27.504 presentes / R$ 902.267,50
Data e horário: 29 de junho de 2023, às 21h (de Brasília)
Local: Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Motivo: 6ª rodada do Grupo A da Copa Sul-Americana
Árbitro: Elias Bismarks Pitalua (COL)
Assistentes: Sebastian Vela Rodriguez (COL) e Richard Alexis Rave (COL)
VAR: Fernando Yadir Aucña Ochoa (COL)
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil