• qui. jan 23rd, 2025

Época que mais ganhei dinheiro foi quando governo fez besteiras, diz investidor sobre incertezas na economia

nov 23, 2022 , , ,
Ouvir notícia

Durante evento nesta terça-feira (22), um dos sócios da gestora JGP, André Jakurski, afirmou, de acordo com a agência de notícias Bloomberg, que a época em que ganhou mais dinheiro foi quando o governo “fez besteiras”, referindo-se ao momento de incerteza na política econômica do país e uma possível manutenção dos juros em patamares mais elevados. “A época que eu ganhei mais dinheiro no mercado foi quando o governo fez besteiras. É mais fácil tirar dinheiro do governo do que do mercado”, teria dito o investidor.

Os temores acerca de qual deverá ser a política econômica e a tônica do novo governo em relação ao controle de gastos abalaram os mercados e, segundo especialistas ouvidos pelo CNN Brasil Business, podem piorar a trajetória de juros do país, já pressionados por uma conjuntura difícil de inflação alta dentro e fora do Brasil.

Isso deve tornar ainda mais forte o movimento de migração dos investidores para a renda fixa, enquanto, por outro lado, não só freia o crescimento da economia, como deixa a conta com juros a pagar ainda mais pesada para o Tesouro Nacional.

“Quem ganha com o juro alto certamente é o rentista, o investidor que tem dinheiro aplicado”, diz a sócia e analista para renda fixa da Nord Research, Marília Fontes. “Já o governo precisa pagar esse juro alto, então ele deixa de investir em outros setores da economia; acaba pesando no orçamento.”

Nas últimas semanas, declarações do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, que criticou as políticas de corte de gastos por mais de uma vez, azedaram os mercados.

A situação não ficou melhor depois de a equipe do novo governo finalmente apresentar a PEC da Transição, sua proposta de acréscimo de gastos ao Orçamento de 2023 que trouxe uma conta extra e fora do teto de gastos de R$ 198 bilhões.

Não só a bolsa caiu e o dólar voltou a subir, de volta para próximo dos R$ 5,40, como também o mercado de juros futuros sofreu com a pressão. No Tesouro Direto, os títulos NTN-F com vencimento para 2026, por exemplo, que são os títulos prefixados, viram seus juros passarem dos 13% em novembro, pela primeira vez desde julho.

Os NTN-C para 2031, que remuneram a inflação acrescida de uma taxa fixa de juros, voltaram a pagar juros reais de mais de 6% nesta semana.

“O mercado entende que a trajetória da dívida em relação ao PIB pode ser explosiva”, explica Fontes, da Nord, mencionando a reação ao estouro bilionário proposto pela PEC da Transição, “então os investidores passam a financiar o governo a taxas mais altas, e as taxas do mercado futuro sobem.”

Selic alta por mais tempo

A possibilidade de um governo mais gastador também já começa a mexer com as projeções para a Selic, a taxa de juros que serve de piso para a economia.

Após mais de um ano de altas, ela está atualmente em 13,75% ao ano, mas a expectativa, que era de que ela começasse a cair lentamente no próximo ano, também começa a mudar, e as quedas podem demorar mais a chegar. Isso significa juros altos por ainda mais tempo.

“Isso [os aumentos de gastos] vai acarretar uma maior depreciação cambial, mais pressão sobre a inflação corrente e futura, contaminando as expectativas inflacionárias”, disse Armando Castelar, pesquisador associado do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV).

“Não haverá outra saída para o Banco Central que não reagir, iniciando um novo ciclo de aperto monetário ou pelo menos não indo em frente com a redução de juros que se projetava já para 2023”, completou, ao comentar as mudanças nas projeções para a economia do Boletim Macro produzido pelo Ibre.

No Boletim Focus, relatório semanal do BC que reúne as projeções de dezenas de casas de análise, as estimativas para a Selic ao fim de 2023 já começaram a ser revisadas para cima, de 11,25%, nas edições passadas, para 11,5% nesta semana.

“Juro alto, embora possa parecer positivo para o investidor de renda fixa, faz a economia brasileira perder”, disse Bernardo Pascowitch, fundador da plataforma de comparação de investimentos Yubb.

“É ruim para a atividade, para a produtividade, para o crescimento econômico e para o consumo. Significa crescimento menor, menor geração de riqueza, então não é algo que gostaríamos para o Brasil e os brasileiros.”

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar Postagem