Natasa Pirc Musar, advogada independente, venceu o segundo turno das eleições presidenciais da Eslovênia no domingo(13) e se tornará a primeira mulher chefe de Estado do país.
Pirc Musar, de 54 anos, obteve 53,86% dos votos no segundo turno, enquanto seu rival, o político de direita e ex-ministro das Relações Exteriores Andze Logar, obteve 46,14%, segundo dados da comissão eleitoral com base em 99% dos votos apurados.
Cerca 49,9% da população participou da votação, mostraram os dados da comissão.
“Farei o meu melhor para ser um verdadeiro presidente para todos, para trabalhar pelos direitos humanos e democráticos fundamentais e constitucionais e pela democracia”, disse Pirc Musar a repórteres após reivindicar a vitória.
Ela é uma ex-apresentadora de TV que se tornou uma advogada influente, fez campanha sobre direitos humanos, estado de direito e questões de bem-estar social.
Em seu discurso de voga, ela também abordou o problema das mudanças climáticas. “Os jovens agora estão colocando a responsabilidade em nossos ombros políticos de cuidar do nosso planeta para que nossa próxima geração, nossos filhos, vivam em um ambiente saudável e limpo”, disse Pirc Musar.
Embora o papel seja principalmente cerimonial, o presidente da Eslovênia é o comandante em chefe das Forças Armadas e também nomeia vários altos funcionários, incluindo o governador do banco central. A maioria das nomeações tem de ser confirmada pelo parlamento.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil