Autoridades dos Estados Unidos estão se preparando para um aumento do fluxo de imigrantes na fronteira com o México em maio.
Isso porque, no mês que vem, o Título 42, uma política de imigração que entrou em vigor durante o governo de Donald Trump, vai chegar ao fim. Esse programa dá ao governo americano o poder de extraditar imigrantes que chegam ao país de forma ilegal.
A equipe da CNN acompanhou a rotina de um abrigo na cidade de El Paso, no Texas, e o impacto nos moradores da região, enquanto alguns imigrantes estão dormindo em caixas e em barracas improvisadas.
“Às vezes, dormimos como você está vendo, pela manhã, à noite, ou mesmo no frio. Tem sido difícil, muito difícil”, disse uma mulher, mãe de três filhos. “Como qualquer mãe, quero ser feliz e ter uma vida melhor. É difícil, mas não impossível”.
O vice-diretor do centro de imigração, John Martin, afirmou que os imigrantes estão nessa situação porque não há espaço para acomodá-los.
“A realidade é que eles estão lá fora por um único motivo: simplesmente não temos espaço físico no abrigo. Estamos fazendo o melhor com os recursos que temos, mas isso não é sustentável”.
As autoridades locais já estão preparando escolas para abrigar os imigrantes e evitar que eles fiquem nas ruas. No entanto, moradores estão preocupados com a falta de comunicação da prefeitura de El Paso.
“É uma preocupação. Que tipo de controle vamos ter? Que tipo de segurança será fornecida para o bairro?”, disse um morador local. “Eu gostaria que a prefeitura se pronunciasse. Somos só nós, vizinhos, tentando entender a situação. Eu queria que a cidade pelo menos nos informasse, deixasse um aviso na porta, essas coisas”.
Os vizinhos contaram que, em dezembro passado, escolas locais ficaram cheias de imigrantes, e os moradores não foram informados pela prefeitura sobre protocolos de segurança.
A prefeitura de El Paso disse à imprensa que entrará em contato com os bairros impactados e que tomará medidas de segurança caso seja necessário.
“Se os dois locais forem mobilizados novamente, como fizemos no passado, nos comprometemos a aumentar as medidas de segurança, como patrulhas 24 horas por dia, vigilância de perímetros e instalação de cercas em todo local adjacente a um campus operacional”.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil