O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, agradeceu o Brasil pelo que chamou de “liderança diplomática” na busca por uma solução pacífica na disputa entre Venezuela e Guiana pela região de Essequibo.
O agradecimento foi feito em um telefonema ao chanceler brasileiro Mauro Vieira na quarta-feira (13), um dia antes da reunião do presidente venezuelano Nicolás Maduro com o presidente guianês Irfaan Ali. Os dois disseram concordar em evitar uma escalada da tensão e a fazer uma reunião no Brasil.
Na conversa com Vieira, segundo a embaixada dos EUA no Brasil, Blinken reafirmou a posição americana de que a fronteira terrestre entre Venezuela e Guiana deve ser respeitada, “a menos que, ou até que, as partes cheguem a um novo acordo ou um órgão legal competente decida de outra forma”.
Missão Haiti
Blinken e Vieira ainda discutiram o apoio à missão de segurança multinacional no Haiti contra gangues locais. O Brasil, por sua vez, reafirmou o apoio com foco no treinamento das forças policiais. O governo brasileiro se recusou a liderar a operação apesar dos pedidos da Organização das Nações Unidas (ONU).
O secretário de Estado americano ainda pediu que o chanceler Mauro Vieira acompanhe os Estados Unidos para condenar os ataques recentes do grupo rebelde houthi no Iêmen.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil