• qui. jan 23rd, 2025

Eventual calote dos EUA teria consequências econômicas severas, diz Yellen a CEOs

Ouvir notícia

Durante uma reunião com mais de duas dúzias de CEOs de bancos na quinta-feira (18), a secretária do Tesouro, Janet Yellen, enfatizou a necessidade urgente de o Congresso abordar o teto da dívida, de acordo com uma leitura da reunião do Departamento do Tesouro.

A reunião, que aconteceu em Washington e incluiu o CEO do JPMorgan Chase, Jamie Dimon, e a CEO do Citigroup, Jane Fraser, enfocou em parte os riscos do teto da dívida.

Yellen também realizou uma reunião na quinta-feira com executivos de bancos de médio porte, disse uma pessoa familiarizada com o assunto à CNN, já que os Estados Unidos se aproximam de 1º de junho, data em que o país pode ficar sem dinheiro para pagar suas contas, a menos que os legisladores aumentem o teto.

Ao falar com os CEOs de bancos maiores, Yellen discutiu a “necessidade urgente de o Congresso abordar o limite da dívida e destacou as consequências reais e graves da inadimplência para o sistema bancário e para a economia doméstica e global”, disse a leitura.

Yellen descreveu como uma falha em aumentar ou suspender o limite da dívida seria “catastrófica” para o sistema financeiro, famílias e empresas – um ponto repetido por Dimon e outros executivos em comentários públicos.

Além do teto da dívida, Yellen e os CEOs de Wall Street discutiram a crise bancária em curso.

Yellen “reafirmou a força e solidez do sistema bancário dos EUA, observando que ele permanece bem capitalizado com forte liquidez”, disse o Tesouro.

Em um aceno aos esforços do setor para resolver o banco regional First Republic, que entrou em concordata no início deste mês e foi adquirido pelo JPMorgan Chase, Yellen “agradeceu muitos dos participantes por sua liderança e apoio na resposta a esses desenvolvimentos do mercado”, segundo a leitura.

Yellen também se reuniu com CEOs de bancos de médio porte

Além de se reunir com CEOs de grandes bancos, Yellen se reuniu em Washington na quinta-feira com executivos de bancos de médio porte, disse à CNN uma pessoa familiarizada com o assunto.

Tanto o teto da dívida quanto o estresse bancário surgiram durante a reunião de Yellen com a Mid-Size Bank Coalition of America, um grupo comercial da indústria, disse a fonte.

O MBCA representa cerca de 100 bancos de médio porte de todo o país, incluindo aproximadamente oito credores da Califórnia, onde o First Republic e o Silicon Valley Bank estavam baseados antes de seu colapso.

Durante a reunião, realizada no Departamento do Tesouro, os CEOs de bancos de médio porte expressaram grande preocupação sobre como o impasse do teto da dívida afetará suas instituições, disse a fonte à CNN.

Yellen se reuniu várias vezes esta semana com o setor bancário.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar Postagem