O CEO da Tesla, Elon Musk, encerrou sua primeira viagem à China em três anos, após se encontrar com uma série de funcionários do governo e agradecer aos trabalhadores da mega-fábrica da empresa em Xangai.
O jato particular de Musk decolou do aeroporto de Hongqiao, em Xangai, na quinta-feira (1º), encerrando uma viagem turbulenta de 48 horas do bilionário, segundo o Variflight, um aplicativo chinês de dados de voos.
Foi a primeira vez que Musk visitou o país desde janeiro de 2020, quando um vídeo dele dançando no palco da fábrica da Tesla em Xangai se tornou viral.
Antes de partir, Musk se encontrou com Chen Jining, chefe do Partido Comunista de Xangai, de acordo com um comunicado do governo da cidade.
Chen encorajou a Tesla a aumentar seus investimentos e operações em Xangai e “trazer mais novos produtos, novas tecnologias e novos serviços” para a cidade.
Musk elogiou o sucesso das instalações da Tesla em Xangai — inauguradas em 2019 — e disse que espera trabalhar mais com a cidade em várias áreas, disse o comunicado. Ele visitou a Gigafactory na noite de quarta-feira (31), após chegar de Pequim.
“Obrigado por estar aqui tarde da noite”, disse ele em um discurso para uma enorme multidão de trabalhadores, de acordo com um vídeo divulgado nas redes sociais pela Tesla China.
“Gostaria muito de parabenizá-lo pelo trabalho incrível que você fez”, disse Musk. “Tem sido incrivelmente impressionante como você conseguiu superar tantas dificuldades e tantos desafios.”
“Eu só quero que você saiba, isso aquece meu coração”, disse Musk. Suas palavras foram recebidas com aplausos e vivas.
Musk então fez um sinal de “coração” com as mãos, dizendo: “Eu digo às pessoas em todo o mundo, os carros que produzimos aqui não são apenas a produção mais eficiente, mas também da mais alta qualidade”.
A Shanghai Gigafactory é a maior fábrica de automóveis da Tesla fora dos Estados Unidos. Em 2022, a empresa entregou 1,31 milhão de veículos globalmente, mais da metade dos quais em Xangai, de acordo com seus resultados financeiros.
Em maio de 2022, Musk elogiou a ética de trabalho dos funcionários chineses, elogiando-os queimando “o óleo das 3 da manhã” em uma entrevista ao Financial Times. Na época, Xangai estava no meio de um bloqueio de Covid de dois meses.
Apenas seis meses depois, em novembro, a fábrica de Xangai estabeleceu um novo recorde de entrega mensal de mais de 100 mil veículos. Tudo isso foi alcançado depois que as restrições da Covid fizeram com que a fábrica suspendesse temporariamente a produção.
Reuniões
Musk chegou a Pequim na terça-feira (2), iniciando sua viagem com um encontro com o ministro das Relações Exteriores do país, Qin Gang, segundo comunicado do ministério.
Ele então se reuniu com os ministros de tecnologia e comércio do país separadamente, discutindo assuntos relacionados a veículos elétricos, carros conectados, relações EUA-China e o desenvolvimento da Tesla na China, de acordo com comunicados do governo.
O dono do Twitter, que está bloqueado na China, não enviou tweets durante a viagem. Mas ele publicou postagens tanto no Twitter quanto no Weibo, equivalente na China, logo após a visita.
“Parabéns às equipes Giga Shanghai e Tesla China SDS por seu excelente trabalho superando muitos obstáculos ao longo de muitos anos!! ” Musk disse separadamente em suas contas do Twitter e Weibo na sexta-feira.
Ele também se encontrou com Zeng Yuqun, presidente e fundador da CATL, uma fabricante chinesa de baterias de veículos elétricos e fornecedora da Tesla, de acordo com uma imagem publicada pelo Paper.cn e amplamente divulgada nas mídias sociais. A Tesla não respondeu imediatamente a um pedido de comentário da CNN.
Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.
versão original
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil