Professor do Instituto de Energia da PUC-RJ, Edmar de Almeida disse em entrevista à CNN neste sábado (19) que uma falha em linha de transmissão no Ceará pode ter sido “gatilho” para o apagão que atingiu o Brasil na última terça-feira, mas que outras disfunções ocorreram na sequência para gerar evento.
“A operação do Sistema Interligado Nacional é extremamente complexa. Acredito que a falha na linha de transmissão pode ter sido o gatilho, mas na sequência ocorreram outras falhas, que podem ser falhas técnicas ou humanas”, disse.
“Quando um avião cai não é uma única falha que explica, são vários fatores. E a investigação vai apontar quais fatores levaram ao acidente“, completou.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou na última quarta-feira (16) que a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, a Chesf, subsidiária da Eletrobras, é responsável pela linha de transmissão que apresentou falhas no Ceará.
Ele também disse que o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) admitiu o erro e confirmou que houve falha sistêmica. O ministro ainda passou a defender uma investigação da Polícia Federal (PF) sobre o caso.
Segundo o ministro, mais de uma situação específica provocou o apagão. “[Foi] Mais de um [evento] com certeza, agora quantos só o ONS vai dizer. O fato é que esse evento isoladamente não causaria a interrupção tão grave”.
Veja também: Janja fala de privatização da Eletrobras durante apagão
Publicado por Danilo Moliterno; produzido por Duda Cambraia e Ana Beatriz Dias.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil