Uma montagem falsa deixou alunos que aderiram ao Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) apreensivos.
O conteúdo criado para desinformar circulou com muita força nas redes sociais nos últimos dias e em diferentes plataformas.
A montagem mostra um texto que diz que o governo federal teria cancelado as dívidas renegociadas de alunos do ensino superior com o Fies.
A captura de tela que foi divulgada só tem título e linha de apoio e diz que os boletos retroativos começariam a ser emitidos na segunda quinzena de abril.
Muita gente ficou aflita com essa história, que é falsa.
O financiamento estudantil foi criado em 1999 para que estudantes tivessem mais acesso ao ensino superior. O governo custeia as mensalidades e o estudante paga a dívida em parcelas depois de formado.
O problema é que a inadimplência tem sido alta nos últimos anos. Com isso, em 2021, o governo federal permitiu que os estudantes renegociassem essas dívidas com descontos.
Diante da fake news de que o governo cancelaria essa renegociação, o Ministério da Educação (MEC) se pronunciou, dizendo que “não emitiu o cancelamento da anistia desses contratos que obtiveram desconto, nem irá cobrar a devolução do retroativo para esses estudantes”.
O MEC também informou que analisa melhorias no Fies.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil