Circula pelas redes sociais um vídeo em que o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) afirma que estudou economia por apenas dois meses, apesar de dar “uns pitacos” sobre o tema.
A afirmação foi feita em 12 de setembro de 2017, quando Haddad debateu política econômica com Marcos Lisboa, presidente do Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa). Na época, o petista disse que se tratou de uma piada.
O que disse Haddad
Apesar de eu dar uns pitacos em economia de vez em quando, eu estudei dois meses que foi para passar no exame da Anpec (Associação Nacional dos Centros de Pós-graduação em Economia). Depois eu não estudei mais
Formação
O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad é graduado em direito pela Universidade de São Paulo. O petista concluiu seu mestrado em economia entre 1987 e 1990, também na USP.
À CNN, Haddad disse que foi o primeiro advogado a passar no exame da Anpec, prova nacional que serve como porta de entrada para a maioria dos mestrados acadêmicos de economia do Brasil. Segundo o petista, na época, ele fez uma brincadeira com o fato de ter estudado apenas dois meses para entrar na pós-graduação e ter superado dezenas de concorrentes que cursaram economia por quatro anos.
“Para você entrar no mestrado da USP, você tem que fazer cinco provas, de macroeconomia, microeconomia, estatística, cálculo e economia brasileira. Só que você vai concorrer com quem fez graduação em economia. E eu tinha feito graduação em direito, aí o que eu brinquei com eles foi que em dois meses estudando economia eu passei no exame e os economistas da faculdade de economia da USP não passaram”, explicou.
Depois que seu nome passou a ser cotado para assumir o Ministério da Fazendo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vídeo voltou a circular. A gravação também foi publicada no canal do Youtube do deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil) na última terça-feira (8), e teve mais de 80 mil visualizações até a publicação desta checagem.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil