
A 30ª edição do Festival Mix Brasil, o maior evento cultural dedicado à diversidade da América Latina, que acontece entre os dias 9 e 20 de novembro, em São Paulo, traz 119 filmes de 35 países, seis espetáculos teatrais inéditos e apresentações musicais. Além disso, vai homenagear com o prêmio Ícone Mix a artista Linn da Quebrada.
O evento vai acontecer em diversos espaços culturais de São Paulo: CineSesc, Espaço Itaú Augusta – Salas 3 e 4; Centro Cultural São Paulo – Salas Lima Barreto e Paulo Emilio; salas do Circuito Spcine; MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo; Teatro Sérgio Cardoso; e Centro Cultural da Diversidade.
A programação é gratuita, exceto as sessões do Espaço Itaú Augusta, pelas quais será cobrado o valor único de R$ 20 por ingresso. Mas os evento também poderá ser acompanhado fora de São Paulo de maneira online e gratuita a partir de 14 de novembro.
Entre as produções cinematográficas internacionais exibidas no festival, estão: “Close”, vencedor do Grand Prix no Festival de Cannes e indicado da Bélgica ao Oscar; “Algo Que Você Disse Ontem à Noite”, vencedor em San Sebastian; “Nelly & Nadine”, ganhador do Teddy de Melhor Documentário em Berlim; “Girl Picture”, premiado em Sundance indicado da Finlândia ao Oscar 2023; “Túnica Turquesa”, Prêmio Un Certain Regard no Festival de Cannes; “Girl Picture”, vencedor prêmio do público em Sundance; “Fogo-Fátuo”; entre outras.
Já entre as exibições nacionais, estão: “Regra 34”, vencedor do Leopardo de Ouro no Festival de Locarno; “Uýra – A Retomada da Floresta”, eleito pelo público como e melhor documentário no Frameline “A Filha do Palhaço” de Pedro Diógenes, prêmio melhor atuação no Cine Ceará; e mais.
No âmbito do teatro, alguns dos espetáculos apresentados são: o tradicionalíssimo “Show do Gongo” em que desapegados realizadores apresentam seus vídeos para o julgamento do público; “Útero de Eva” que apresenta um recorte sobre um ambiente distópico, também conhecido como lugar nenhum, onde corpos dissidentes confluem ideias; e mais.
O evento ainda conta paineis literários, unindo cinco autores queers de todo o Brasil e show da cantora Assucena.
Em sua 30ª edição, o Festival Mix passa a incluir experiêncas XR de realidades estendidas na programação.
As opções de experiência são: o “Projeto Flâneur #Experimento nº1” que leva o público a flanar pelo centro da cidade de São Paulo; “Parentalidade Pós-Humana em Realidade Híbrida”, experiência transmídia que convida casais ou solteiros à ‘procriar’ digitalmente; “Lips” convida o público a entrar em um corpo feminino para despertar seu desejo; e “No Vapor”, em uma sala cheia de neblina para explorar a sexualidade.
(Publicado por Marina Toledo)
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil