A primeira partida da final da Copa do Brasil entre Flamengo e São Paulo será disputada neste domingo (17), no Maracanã. O Tricolor tenta um título inédito na competição, e o Rubro-negro busca sua quinta conquista, além de um bicampeonato consecutivo.
Os clubes se enfrentaram apenas quatro vezes na história da Copa do Brasil: duas pelas quartas de final em 2020, e duas pelas semifinais em 2022.
Relembre os confrontos de São Paulo x Flamengo pela Copa do Brasil
Quartas de final – 2020
Em 2020, durante a pandemia da Covid-19, os clubes se enfrentaram com portões fechados para o público. O primeiro jogo foi no Rio de Janeiro.
Naquela temporada, o Flamengo tentava recuperar o brilho que havia apresentado em 2019. O técnico Rogério Ceni treinava a equipe carioca e Fernando Diniz comandava o time tricolor.
- Ida: 11/11, Flamengo 1 x 2 São Paulo
Sem torcida no Maracanã, o Flamengo dominou o primeiro tempo, mas todas as grandes chances foram defendidas pelo goleiro são-paulino Tiago Volpi. Gabigol teve um gol bem anulado antes do intervalo.
Mas, com apenas dois minutos da etapa final, Brenner abriu o placar para o São Paulo. No minuto seguinte, o Flamengo empatou com Gabigol.
Lembra do goleiro Hugo? Ele entrou no lugar de Diego Alves, que saiu lesionado, e resolveu tentar driblar o atacante Brenner, que roubou a bola na pequena área para marcar o seu segundo gol no jogo, aos 42 do segundo tempo.
- Volta: 18/11, São Paulo 3 x 0 Flamengo
Em um Morumbi ainda vazio por conta da pandemia, o São Paulo abriu 2 a 0 com Luciano, que marcou duas vezes. O Flamengo teve chances de se recuperar, mas Vitinho desperdiçou um pênalti; o atacante, que custou mais de 40 milhões de reais aos cofres do clube carioca, isolou a bola por cima do gol.
Para fechar o resultado, Pablo fez grande jogada, driblou o goleiro Hugo e fechou a vitória por 3 a 0 que garantiu a classificação ao Tricolor.
Semifinal – 2022
O ano de 2022 marcou a primeira temporada com o calendário de volta ao normal depois da pandemia. A partida de ida entre os clubes na Copa do Brasil foi no Morumbi, e o jogo de volta, no Maracanã.
O Flamengo de Dorival Júnior, que hoje treina o Tricolor, venceria a Copa do Brasil e a Libertadores. Já o São Paulo de Rogério Ceni conseguiu apenas dois vice-campeonatos na temporada (Paulistão e Sul-Americana).
- Ida: 24/08, São Paulo 1 x 3 Flamengo
Um Flamengo incisivo e que conseguiu fazer com que Gabigol e Pedro jogassem juntos no ataque: o time de Dorival Júnior abriu vantagem logo aos 11 minutos de jogo, em uma cabeçada do volante João Gomes. Gabigol ampliou a vantagem dos rubro-negros já no segundo tempo.
Rodrigo Nestor, que deve ser titular no duelo do próximo domingo, descontou para o São Paulo já no fim da partida. Mas, aos 48 do segundo tempo, Everton Cebolinha chutou de longa distância e conseguiu aumentar a vantagem dos cariocas para o jogo de volta.
- Volta: 14/09, Flamengo 1 x 0 São Paulo
No segundo confronto, o Flamengo administrou a vantagem construída na primeira partida e ainda conseguiu aumentá-la, aos 36 do primeiro tempo, com Arrascaeta. A vitória por 1 a 0 no Rio de Janeiro confirmou os flamenguistas na decisão contra o Corinthians, que seria vencida pelo time de Dorival.
Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil