• qui. jan 23rd, 2025

Fornecimento de eletricidade irá parar dentro de horas, alerta governo de Gaza

Ouvir notícia

O fornecimento de eletricidade a Gaza “irá parar completamente dentro de horas”, limitando a capacidade de fornecer serviços básicos, disse nesta quarta-feira (11) o governo do enclave controlado pelo Hamas.

As forças israelenses têm afetado Gaza com ataques aéreos desde sábado (7), atingindo centenas de alvos e reduzindo bairros a escombros, após ataques terroristas sem precedentes do Hamas contra Israel.

“Todos os serviços básicos em Gaza dependem de eletricidade e não será possível operá-los parcialmente com geradores devido à prevenção do fornecimento de combustível através do portão de Rafah”, afirmou o gabinete de comunicação social do governo de Gaza em um comunicado.

Veja também: Cerco a Gaza é proibido pelo Direito Internacional, diz ONU

“Cerco completo” a Gaza

Na segunda-feira (9), o ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant, ordenou um “cerco completo” a Gaza, dizendo que iria suspender o fornecimento de eletricidade, alimentos, água e combustível ao enclave palestiniano após o ataque do Hamas.

Gaza é um dos locais mais densamente povoados do planeta, onde vivem cerca de 2 milhões de pessoas numa área de pouco mais de 360 quilômetros quadrados.

A região esteve quase completamente isolada do resto do mundo durante quase 17 anos, quando o Hamas assumiu o controle, o que levou Israel e o Egito a impor um cerco rigoroso ao território, que está em curso. Israel também mantém um bloqueio aéreo e naval a Gaza.

A Agência das Nações Unidas de Assistência e Obras (UNRWA) disse na segunda-feira que foi forçada a fechar todos os 14 centros de distribuição de alimentos em Gaza e “como resultado, meio milhão de pessoas deixaram de receber ajuda alimentar vital”.

Mais de metade da sua população vive na pobreza e sofre de insegurança alimentar, com quase 80% da sua população dependendo da assistência humanitária.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar Postagem