A festa de São João em Campina Grande, na Paraíba, “o maior São João de mundo”, de sexta-feira (2), foi marcada com uma polêmica por conta do desabafo de um dos artistas que se apresentou no palco do festival. Flávio José, cantor e compositor de forró, teve seu tempo de show reduzido para que o sertanejo Gusttavo Lima tivesse uma apresentação maior. Flávio se apresentou por uma hora, enquanto o show do cantor sertanejo teve duas horas e meia.
“Se ficar alguma música do repertório que vocês estão pensando em ouvir, e não vão ouvir, a culpa não é minha. Eu não tenho nenhum show para sair daqui correndo para fazer. Não foi uma ideia minha, entendeu? Infelizmente, são essas coisas que os artistas da música nordestina sofrem”, desabafou Flávio José de cima do palco.
O vídeo com a lamentação do forrozeiro, que é da Paraíba e tem mais de 60 anos de carreira, viralizou com mensagens inconformadas com o tratamento dado ao artista. A festa de Campina Grande este ano completa 40 anos.
Eu falo com tranquilidade que não há forró sem Flávio José. Ele é incontornável. É um dos nomes GIGANTES do gênero. Ser diminuído em pleno São João é uma coisa que não dá pra engolir. https://t.co/mR0frdXbSF
— livita (@livita__) June 4, 2023
São João, mais do que tudo, é tempo pra celebrar a grandeza da cultura nordestina, honrando nossas raízes e respeitando os mestres que nos brindam com sua arte. O canto de Flávio José é um fio que conecta gerações, um legado precioso que merece ser respeitado e reverenciado. https://t.co/QWQ3fnRoUC
— Lucas Ribeiro (@LucasRibeiroVG) June 3, 2023
No sábado (3), a cantora e conterrânea Elba Ramalho falou sobre o episódio em uma entrevista antes de sua apresentação na festa de São João de Caruaru, em Pernambuco.
“Não tenho nada contra nenhum artista, nada contra nenhum sertanejo. Acho que tem espaço para todos. No céu cabem todas as estrelas, ninguém atropela ninguém. Porém, eu não canto na festa de Barreiros [Barretos]. Dominguinhos também não cantava. A festa é deles, dos sertanejos. Eles têm bem essa coisa, ‘essa área é nossa’. Aí quando chega aqui no São João, em Campina Grande, não ter o Biliu de Campina, não ter Alcymar Monteiro? Reclamei bastante. Não ter os trios! Cara, essa é nossa história. Quando chega o São João se não tiver forró eu não quero [ir]”, declarou a artista sobre a falta de artistas de forró nas apresentações na festa da cidade paraibana.
falem o que quiserem de elba ramalho, mas lá em 2017 ela foi uma q defendeu publicamente os forrozeiros, e já havia expressado a crítica ao são joão de campina grande dado a campanha do sertanejo universitário. e hoje, ela é um dos poucos nomes tradicionais q resiste nos line-up. https://t.co/DdxQBD09IA pic.twitter.com/HDNihvJOBU
— cansado (@arydiasd) June 4, 2023
A Prefeitura de Campina Grande, que administra o Parque do Povo, onde acontece a festa, pediu desculpas a Flávio José.
A Flávio José, nossa solidariedade e sinceras desculpas.
Nós respeitamos todos os artistas e queremos fazer um evento que valorize a nossa cultura e a tradição de 40 anos do Maior São João do Mundo. Esta é uma edição com o maior número de atrações regionais.
— Pref. Campina Grande (@prefcampinagrd) June 3, 2023
A CNN entrou em contato com a Arte Produções, responsável por organizar as apresentações da festa em Campina Grande, e ainda aguarda um posicionamento. A assessoria de imprensa de Gusttavo Lima também foi procurada pela reportagem para saber se o artista se manifestaria sobre o ocorrido. Até a conclusão deste texto não houve resposta. Assim que as partes se manifestarem esta reportagem será atualizada.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil