Dezenove estados estão em alerta amarelo para chuvas intensas para os próximos dias, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão é de chuva em praticamente toda a região Nordeste do Brasil, a partir desta terça-feira (19) até a sexta-feira (22). No litoral sul da Bahia, a chuva deve ser mais intensa.
Nos estados do Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Ceará e Piauí, o alerta é dobrado com o alerta laranja de perigo. Pancadas em áreas do Maranhão, Piauí e Bahia podem superar os 50 milímetros (mm), acompanhadas de raios, rajadas de ventos e trovoadas.
A previsão indica que a chuva deve atingir o sul da Bahia e depois avançar para o interior do Nordeste. Quase toda a região deve ser afeta já na madrugada desta terça-feira com volume mais intenso.
Até sexta-feira (22), em locais pontuais, a chuva pode superar 100 mm em 24 horas, principalmente no litoral sul baiano.
Segundo o Inmet, a circulação atmosférica em vários níveis, combinada com a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e um Sistema Frontal (SF) no Oceano Atlântico, no sul da Bahia, favorecerá a formação de áreas de instabilidade e a ocorrência de chuva intensa, especialmente no sul e centro-sul da Bahia, centro e sul do Maranhão e no Piauí.
🌦️#Previsão: Confira a previsão do tempo para todo o Brasil entre os dias 18 de dezembro de 2023 e 3 de janeiro de 2024 no #Informativo Meteorológico Semanal n°50 (18/12).
Veja a previsão completa aqui 👉 https://t.co/ioy3PQOxOF. pic.twitter.com/VxdcsD0hjJ
— INMET (@inmet_) December 18, 2023
O aumento da umidade, nebulosidade e chuva no Nordeste também é explicado pela influência da variabilidade intrasazonal (Oscilação de Madden-Jullian, OMJ) na região.
*(Sob supervisão de Felipe Andrade)
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil