• qui. jan 23rd, 2025

Frustração com Wordle inspira palavra do ano do Cambridge Dictionary

Ouvir notícia

As inúmeras combinações de cinco letras tomaram conta da internet em 2022, quando o quebra-cabeças online chamado Wordle dominou os feeds das redes sociais, a cultura pop, e até definiu a palavra do ano do Dicionário Cambridge.

Em 2022, a palavra “homer” foi consultada mais de 79 mil vezes no site do Cambridge Dictionary, com 65.401 buscas feitas em apenas um dia – 5 de maio.

O motivo? Neste dia, essa foi a resposta do Wordle, o que provocou frustração em usuários que não são dos EUA e não estão familiarizados com o termo enquanto tentavam ganhar uma partida e adivinhar a palavra dentro do limite de seis palpites no jogo.

“Homer” é um termo informal do inglês americano para um “home run” no beisebol, esclareceu o Dicionário Cambridge em comunicado à imprensa na quarta-feira (16).

Outros podem conhecer a palavra como o nome de um dos personagens dos Simpsons, ou de um antigo poeta grego (Homero, em português).

“Muitos usuários de fora dos EUA nunca tinham ouvido essa palavra antes”, acrescentou o comunicado. “Um grande número de jogadores expressou sua frustração e aborrecimento nas redes sociais, mas muitos também procuraram o Dicionário Cambridge para saber mais”.

“Ainda irritado com o ‘homer’”, uma pessoa tuitou no dia 31 de maio. “Já faz semanas! Furioso”.

O “efeito Wordle”

Diversas outras palavras do inglês americano que apareceram no Wordle também causaram picos de busca no site do Cambridge Dictionary – fato descrito pelo comunicado à imprensa do dicionário como o “efeito Wordle”.

A grafia americana de “humor” (em comparação com a grafia inglesa, “humour”) fez o tráfego aumentar, com quase 30 mil buscas no dia em que foi a resposta do Wordle, e palavras mais incomuns como “caulk” (calafetar, em tradução livre) e “bayou” (riacho, em português) também foram pesquisadas milhares de vezes.

A palavra do ano escolhida pelo Dicionário Cambridge ilustra a popularidade de um jogo simples que podia ser compartilhado online quando as restrições impostas pela pandemia limitaram as interações sociais para milhões de pessoas no mundo.

“Não é de se admirar que as pessoas gostem do desafio mental de um simples jogo de palavras que pode ser uma experiência compartilhada com a família e os amigos, estejam eles fisicamente juntos ou não, em um momento de volatilidade e lenta recuperação de uma pandemia”, comentou Wendalyn Nichols, do Cambridge Dictionary, no comunicado.

“Até mesmo as reclamações sobre a escolha das palavras parecem fazer parte da diversão”.

Após viralizar, o Wordle foi comprado pelo The New York Times e promoveu o melhor trimestre da história para novas assinaturas da seção de jogos, afirmou a CEO Meredith Kopit Levien na divulgação de resultados do jornal em maio.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar Postagem