Escrever cartinhas de Natal para o Papai Noel é uma tradição natalina que se perpetua ao longo dos anos. Pensando nas crianças, jovens e adultos cegos e com baixa visão e nessa tradição, a Fundação Dorina Nowill para Cegos promove pelo terceiro ano consecutivo a plataforma Adote um Áudio, que substitui os textos escritos por áudios e permite que qualquer um realize os sonhos natalinos dessas pessoas.
“Como é o Papai Noel para você?”. Parece uma pergunta simples, mas quando feita para pessoas cegas ou com baixa visão, ela ganha respostas inesperadas como “cheiro de amendoim”, “barba de algodão-doce” ou “fofo como uma almofada”.
Criada pela Lew’Lara\TBWA, a ação Sentindo o Natal, parte da plataforma Adote um Áudio, em 2022 ganha contornos ainda mais modernos: as crianças, adolescentes e adultos atendidos pela Fundação Dorina tiveram suas cartinhas em áudio para o Papai Noel submetidas à inteligência artificial, que recriou o emblemático bom velhinho segundo eles. Assista ao filme da campanha.
“O Natal é uma data muito visual. São os enfeites coloridos, o brilho das luzinhas, as decorações temáticas. E, claro, até o Papai Noel. Mas a magia do Natal vai além do que a gente vê. É o que nós sentimos. E é exatamente isso o que a crianças da Fundação Dorina Nowill para Cegos nos ensinam nessa campanha”, completa Rodrigo da Matta, diretor executivo de criação da Lew’Lara\TBWA.
Desde quarta-feira, mais de 60 histórias narradas por crianças, jovens e adultos pela Fundação Dorina estarão disponíveis para serem adotadas. Para participar, basta acessar https://www.adoteumaudio.com.br/, escutar as histórias disponíveis e, para aquela que mais se identificar, clicar em “adotar”, que automaticamente será redirecionado para o check out via PayPal.
Além da adoção dos áudios, que podem se esgotar conforme os apadrinhamentos antes do encerramento da campanha, as pessoas conseguem fazer uma contribuição financeira para a entidade, que será direcionada para atividades e atendimentos gratuitos prestados pela Fundação Dorina, ao longo de todo o próximo ano.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil