• dom. fev 2nd, 2025

Furacão Lee se aproxima da Nova Inglaterra com rajadas de vento, cortes de energia e ondas fortes

Ouvir notícia

O furacão Lee, uma enorme tempestade de categoria 1 que sopra ventos fortes por centenas de quilômetros, está se aproximando da Nova Inglaterra e deve impactar a região da noite de sexta-feira (15) até o sábado (16).

Lee é tão grande que seus ventos com força de tempestade tropical (entre 62 e 119 km/h) se estendem por mais de 482,8 km de seu centro – bem além da previsão do Centro Nacional de Furacões.

Embora não se espere que Lee chegue à costa da Nova Inglaterra, as fortes chuvas da tempestade podem provocar inundações isoladas no interior do país, ondas altas podem causar inundações costeiras e fortes rajadas de vento podem cortar a eletricidade.

“Vamos começar a ver os impactos diretos começarem a se mover para partes do sudeste da Nova Inglaterra já no final da tarde [de sexta] e, então, se espalhar para o norte até o Maine durante a noite esta noite até o sábado”, disse nesta sexta o diretor do Centro Nacional de Furacões, Michael Brennan.

“A grande história de Lee é que se trata de um grande furacão”.

A partir das 20h (horário do leste dos EUA) de sexta-feira, o furacão Lee estava centrado a cerca de 482,8 km a sudeste de Nantucket, Massachusetts, disse o Centro Nacional de Furacões. Ele estava indo de norte a nordeste a 32 km/h, provocando ventos máximos de 130 km/h.

“Portanto, embora se espere que o centro permaneça ao largo da costa sudeste da Nova Inglaterra”, disse Brennan, “esses ventos com força de tempestade tropical vão se mover para lugares [em Massachusetts] como Cape Cod, Martha’s Vineyard, Nantucket, e, então, se espalharão para o norte ao longo da costa da Nova Inglaterra e subirão para o Atlântico Canadá durante esta noite e no início de sábado”.

Os ventos de Lee podem causar cortes de energia e inundações isoladas – especialmente em áreas onde o solo já está saturado pelas chuvas recentes.

“Ainda há folhas nas árvores da Nova Inglaterra. Há solo úmido. Portanto, haverá potencial para danos às árvores e cortes de energia”, disse Brennan.

É possível que a tempestade de Lee coincida com a maré alta do estreito de Long Island ao norte através do Maine, disse. “Espera-se que Lee atravesse o Canadá no sábado à noite e no domingo”.

Ao longo do caminho, Lee poderá inundar algumas comunidades com uma combinação de chuva, tempestade e maré alta.

“Uma tempestade perigosa produzirá inundações costeiras nas áreas de alerta na costa atlântica do Canadá”, disse o Centro Nacional de Furacões. “Perto da costa, isso será acompanhado por ondas grandes e destrutivas”.

No sábado, ventos com força de furacão (pelo menos 119 km/h) são possíveis da costa norte do Maine em partes das províncias canadenses de New Brunswick e Nova Escócia. Mas rajadas de vento com força de tempestade tropical são possíveis em uma área muito maior da Nova Inglaterra e do Canadá.

No Canadá e na Nova Escócia, os parques estão fechados nesta sexta-feira, à medida que Lee se aproxima da área.

“A segurança é a nossa prioridade enquanto nos preparamos para as condições de tempestade previstas para o fim de semana”, disse Tory Rushton, ministro provincial dos recursos naturais e renováveis. “Estamos fechando nossos parques por causa da tempestade e reabriremos quando for seguro”.

Espera-se que Lee despeje sua chuva mais forte – até 15 centímetros – no extremo norte do Maine no sábado. Os vizinhos New Hampshire, Massachusetts e Rhode Island também poderão receber vários centímetros.

A governadora de Massachusetts, Maura Healey, declarou estado de emergência na sexta, enquanto as partes costeiras do estado se preparavam para ventos fortes, chuvas fortes e inundações.

E a governadora do Maine, Janet Mills, declarou estado de emergência já na quinta, solicitando ajuda federal em preparação para a chegada da tempestade.

VÍDEO – Furacão Lee volta a ganhar força no Atlântico

data-youtube-width=”500px” data-youtube-height=”281px” data-youtube-ui=”internacional” data-youtube-play=”” data-youtube-mute=”0″ data-youtube-id=”wwbXdD0H-wc”

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar Postagem