O Google suspendeu o Pinduoduo, um popular aplicativo de compras de baixo custo chinês, de sua Play Store após encontrar malware em versões do aplicativo.
Em um comunicado nesta terça-feira, o Google disse que as versões do aplicativo que não estão na Play Store contêm malware.
“Suspendemos a versão Play do aplicativo por questões de segurança enquanto continuamos nossa investigação”, disse um porta-voz da empresa.
Ele também utilizou o Google Play Protect, que verifica aplicativos instalados em telefones Android em busca de comportamento nocivo, nos aplicativos supostamente maliciosos, de acordo com o comunicado.
“A aplicação do Google Play Protect foi definida para bloquear as tentativas de instalação desses aplicativos maliciosos identificados. Os usuários que têm versões maliciosas do aplicativo baixadas em seus dispositivos são avisados e solicitados a desinstalá-lo”, disse o porta-voz.
Em comunicado à CNN, Pinduoduo falou que foi informado pelo Google Play na manhã desta terça-feira que seu aplicativo havia sido “suspenso temporariamente” porque a versão atual “não está em conformidade com a política do Google”. Também disse que o Google Play não compartilhou mais detalhes.
“Estamos nos comunicando com o Google para mais informações. Fomos informados de que vários outros aplicativos também foram suspensos”, disse um porta-voz da Pinduoduo.
Em uma declaração posterior, a Pinduoduo destacou que rejeita veementemente “a especulação e a acusação de que o aplicativo Pinduoduo é malicioso apenas a partir de uma resposta genérica e não conclusiva do Google”.
Ela reiterou que “existem vários aplicativos que foram suspensos do Google Play ao mesmo tempo”.
A CNN pediu ao Google informações sobre se outros aplicativos também foram suspensos.
Malware, abreviação de software malicioso, refere-se a qualquer software desenvolvido para roubar dados ou danificar sistemas de computador e dispositivos móveis. Quando oculto em aplicativos, pode ser usado para obter acesso não autorizado a informações no telefone de um usuário.
Pinduoduo é uma das plataformas de comércio eletrônico mais populares da China, com aproximadamente 900 milhões de usuários. Fez seu nome com um modelo de negócios de compra em grupo, permitindo que as pessoas economizassem dinheiro recrutando amigos para comprar o mesmo item em grandes quantidades.
Aproveitando o sucesso doméstico da Pinduoduo, sua controladora listada nos Estados Unidos, a PDD, lançou no ano passado a Temu, uma plataforma de compras online no país.
Temu, que administra uma superloja on-line para praticamente tudo – de produtos domésticos a roupas e eletrônicos – rapidamente se tornou o aplicativo mais baixado nos EUA para iOS e Android.
Desde seu lançamento em setembro, o aplicativo foi baixado 24 milhões de vezes no mês passado, acumulando mais de 11 milhões de usuários ativos mensais, de acordo com a Sensor Tower.
O Google não mencionou Temu em sua declaração. O aplicativo ainda está disponível para download na Play Store.
Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.
versão original
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil