O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), afirmou em entrevista à CNN nesta sexta-feira (27) que os governadores estaduais vão apresentar “a necessidade da recomposição de suas receitas” em reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) — que acontece nesta manhã, em Brasília.
“O que nós vamos levar para o presidente Lula nesse momento, além das obras de cada estado, é a necessidade da recomposição das receitas dos estados. Nós perdemos muito no ano passado com a redução do ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços] dos combustíveis, da energia elétrica, da telecomunicação”, disse.
Casagrande ainda destacou que a discussão relativa à recomposição das receitas deve preceder o debate sobre uma possível reforma tributária. Ele aponta que caso os temas sejam tratados simultaneamente, as dificuldades de tramitação podem aumentar.
O governador, porém, destacou que os secretários estaduais da Fazenda já estão em contato com Bernard Appy — principal responsável pela reforma no âmbito do governo federal — para discussão de caminhos que viabilizem a proposta.
Durante a entrevista, Casagrande ainda destacou a importância da realização de encontros entre os entes federativos. Ele criticou a ausência deste tipo de iniciativa por parte da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“Nós passamos quatro anos com o presidente Bolsonaro sem essa prática, de reunião com os governadores. Foi mais um momento no passado de disputa do presidente com os governadores, em relação à Covid-19, preço de combustível, e menos debate e coordenação nacional”, completou.
O presidente Lula se reúne nesta sexta-feira (27) com os governadores dos Estados e do Distrito Federal. O encontro está marcado para as 9h30 no Palácio do Planalto, em Brasília.
*Sob supervisão de Elis Franco; publicado por Danilo Moliterno
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil