• dom. fev 2nd, 2025
Ouvir notícia

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pretende transferir o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) para o Ministério da Fazenda, segundo integrantes do gabinete de transição.

Em conversa com dirigentes petistas, Lula teria sinalizado que a estrutura federal –que atua no combate à lavagem de dinheiro e no monitoramento de movimentações financeiras atípicas– ficará sob o comando de Fernando Haddad.

O Coaf responde hoje ao Banco Central, que se tornou independente durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). Anteriormente, respondia ao Ministério da Economia, que, de acordo com o planejamento do governo eleito, será desmembrado.

No início da atual gestão, o Coaf chegou a ser incorporado pelo Ministério da Justiça, a pedido do ex-juiz federal Sérgio Moro, mas voltou, posteriormente, a responder ao Ministério da Economia.

Em 2019, com base em informações do Coaf, o Ministério Público do Rio Janeiro localizou movimentação financeiras atípicas de Fabrício Queiroz, ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Posteriormente, no entanto, a Suprema Corte anulou as provas obtidas.

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar Postagem