O deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ), integrante do grupo de Meio Ambiente da equipe de transição, afirmou, em entrevista à CNN nesta quarta-feira (23), que o governo eleito precisa “acabar com o orçamento secreto”. O parlamentar disse ter reforçado esta posição em encontro com o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin, seu colega de partido, na terça (22).
“É fundamental que o governo eleito tenha coragem de enfrentar esse tema do orçamento secreto e acabar com ele”, declarou.
Com esse instrumento, parte dos recursos federais é liberada por emendas autorizadas pelo relator do orçamento, sem transparência e de acordo com interesse de parlamentares.
Para Molon, se o orçamento secreto não for eliminado, “o funcionamento do Parlamento fica prejudicado e o dinheiro público é mau utilizado”.
“É um escândalo o orçamento secreto. Isso foi mal usado no Parlamento para distribuir recursos entre parlamentares, sem qualquer critério de isonomia, de transparência, e com uma discricionariedade que impede que o uso desse dinheiro seja republicano”, disse Molon.
“Não se faz um projeto de país com uma colcha de retalhos”, acrescentou.
Publicado por Ludmila Candal e Wellington Ramalhoso
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil