O Ministério das Comunicações e a Telebras disponibilizaram dez antenas portáteis para auxílio de comunicação via satélite para a região de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, que foi afetada pelas fortes chuvas no último fim de semana.
Quatro dos equipamentos chegam ainda nesta terça-feira (21) ao local, junto com dois engenheiros que darão suporte e treinamento para seu uso. As antenas possibilitarão a comunicação das equipes que atuam nas áreas mais isoladas e na desobstrução de estradas, por exemplo.
Cada antena tem capacidade de garantir 20 Mbps de conexão. Os equipamentos são os mesmos que foram repassados para apoiar o atendimento no Território Yanomami.
“Estamos todos juntos nesta iniciativa que tem por objetivo garantir o mínimo de condições para que as pessoas que foram atingidas pelas chuvas intensas e enxurradas possam se recuperar”, disse o ministro Juscelino Filho por meio de nota.
“Comunicação, especialmente pela internet, também é um direito que devemos assegurar. As antenas possibilitarão a comunicação das equipes que atuam nas áreas mais isoladas e na desobstrução de estradas, por exemplo”, continuou.
Os temporais deixaram ao menos 46 vítimas no litoral paulista, segundo o governo do estado. Foram registradas 45 mortes em São Sebastião e uma morte em Ubatuba.
De acordo com o governo, 1.730 pessoas estão desalojadas e 766 permanecem desabrigadas. As buscas prosseguem nesta terça-feira (21).
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil