Uma pessoa morreu, duas ficaram feridas e um grande navio de desembarque chamado Novocherkassk foi danificado em um ataque ucraniano à cidade portuária de Feodosia, na Crimeia, disseram autoridades russas e o Ministério da Defesa da Rússia.
Segundo a agência de notícias Interfax, a Defesa russa pontuou que a Ucrânia usou mísseis lançados do ar para atacar Feodosia.
A Força Aérea da Ucrânia disse, por sua vez, que destruiu o Novocherkassk.
“E a frota na Rússia está ficando cada vez menor! Obrigado aos pilotos da Força Aérea e a todos os envolvidos pelo trabalho!”, comemorou o comandante da Força Aérea da Ucrânia, Mykola Oleshchuk, no aplicativo de mensagens Telegram, sem fornecer provas.
O Novocherkassk foi construído na Polônia e entrou em serviço no final da década de 1980, tendo sido criado para desembarques anfíbios. Ele pode transportar vários tipos de veículos blindados, incluindo tanques.
Imagens publicadas em vários meios de comunicação russos no aplicativo de mensagens Telegram, supostamente do porto, mostraram poderosas explosões detonando e incêndios queimando.
O governador da Crimeia, instalado pela Rússia, Sergei Aksyonov, informou no aplicativo de mensagens Telegram sobre a morte e os feridos. Ele também disse que seis pessoas foram retiradas de suas casas.
Embora a contra-ofensiva ucraniana tenha tido poucos ganhos no campo de batalha e os militares russos tenham recuperado terreno em vários locais, a Ucrânia conseguiu lançar uma série de ataques à Crimeia, o quartel-general da Frota Russa do Mar Negro, infligindo graves danos.
Trens desviados e tráfego bloqueado
Sergei Aksyonov, o governador da Crimeia empossado pela Rússia, comentou que o ataque ucraniano resultou no incêndio na área portuária da cidade e que foi prontamente contido.
“Todos os serviços de emergência relevantes estão no local. Moradores de várias casas serão evacuados”, ressaltou Aksyonov no Telegram.
A administração da Crimeia instalada pela Rússia, entretanto, informou em um comunicado que devido a “razões técnicas” os trens não partirão de Feodosia por enquanto e que o tráfego nas ruas foi parcialmente bloqueado na área.
A cidade de Feodosia, que tem uma população de cerca de 69 mil pessoas, fica na costa sul da Península da Crimeia.
Imagens publicadas em vários meios de comunicação russos no Telegram mostraram fortes explosões e incêndios em uma área portuária.
A Rússia anexou a Crimeia da Ucrânia em 2014, em um ato amplamente criticado pela comunidade internacional.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil